Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

15.4.15

Paralisação contra terceirização tem forte adesão no RS

15/abr/2015, 11h16min

Paralisação contra terceirização tem forte adesão no RS

Da Redação

Desde as 4h50min os trens não circulam no Rio Grande do Sul. A Trensurb aderiu a paralisação nacional em 100% da categoria, apesar do anúncio oficial da direção ainda nesta terça-feira (14) de que teria o transporte em horários de pico (5h30 e 8h30 e entre 17h30 e 20h30). O mesmo ocorreu com o transporte público da Carris em Porto Alegre. Nenhum ônobus saiu da garagem nesta manhã. Cerca de 300 manifestantes da CUT, Comlutas, entre outras centrais sindicais que convocaram a paralisação protestaram em frente a Carris.

O transporte foi o principal setor que parou as atividades nesta quarta. Apesar do serviço oferecido pela Metroplan de reforço na frota, o começo da manhã foi de transtorno aos trabalhadores que precisaram sair do Vale dos Sinos e Região Metropolitana.  Além de forte congestionamento nas principais vias de acesso à capital gaúcha, BR-116 e BR-448.

Um homem causou um tumulto na sede da Carris durante o protesto dos rodoviários contra a lei das terceirizações (PL 4330). Aparentemente sem motivação com a razão do protesto,  o homem atacou os rodoviários com uma faca e foi agredido por outros em seguida. A Brigada Militar interviu e os feridos atendidos pelo SAMU.

Além disso, a chegada de Porto Alegre, na Ponte do Guaíba esteve interrompida por cerca de uma hora também no começo da manhã. Um grupo do Movimento de Luta por Moradia protestou trancando a ponte para marcar 15 anos de lutas do movimento e cobrar avanços nas políticas habitacionais.

A partir das 10 horas, algumas agências bancárias não abriram para atendimento ao público, boa parte localizada na região central de Porto Alegre. Ainda na terça-feira (14), o Sindbancários decidiu adesão ao protesto em assembleia. A concentração dos trabalhadores em greve começou às 7 horas e segue na Praça da Alfândega, entre a Caixa e o Banrisul, no Centro de Porto Alegre.

O Cpers/Sindicato também aderiu a paralisação e, em Porto Alegre, boa parte das escolas dispensou os alunos ou mesmo nem teve aulas nesta quarta-feira. Entre elas a Escola Estadual Piratini e o Colégio Militar. Segundo o coordenador do Comlutas, Erico Correa, funcinários e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) também aderiram a greve.

"Estamos satisfeitos. Foi 100% de adesão na Trensurb e a base atropelou a direção pelega que anunciou que não teria paralisação. Além disso tivemos uma boa mobilização das demais categorias. Professores acampam na Praça da Matriz e bancários não abriram agências. Isto demonstra a força da nossa mobilização contra as terceirizações, que só começou. Seguiremos pressionando o Congresso e se for à veto da Dilma, também a pressionaremos", informa.

O volume da adesão ainda não foi contabilizado e deverá ser anunciado às 13 horas, quando todos os trabalhadores que pararam as atividades hoje se concentrarão para caminhada até o Palácio Piratini e Assembleia Legislativa do RS.

A Trensurb informa oficialmente que os serviços só retornam na quinta-feira (15) e a Carris tem apenas poucos veículos em circulação que conseguiram passar pelo piquete dos manifestantes em frente a empresa. A paralisação dos trabalhadores contra a terceirização ocorre em ao menos 10 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Até o momento, o Rio Grande do Sul tem a maior adesão.

*Mais informações em instantes

Tags: ,

http://www.sul21.com.br/jornal/paralisacao-contra-terceirizacao-tem-forte-adesao-no-rs/




Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz