Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

9.4.15

A escolha atabalhoada porém eficaz de Michel Temer

Política

Opinião

A escolha atabalhoada porém eficaz de Michel Temer

De trapalhada em trapalhada, o governo Dilma chegou à melhor solução possível: Michel Temer, um profissional com livre trânsito no PMDB, na oposição e no Poder Judiciário
por Luís Nassif — publicado 08/04/2015 10:44
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Michel Temer

O atual ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (direita), foi sondado pelo Palácio do Planalto, mas recusou o convite ao cargo, que agora pertence ao vice-presidente Michel Temer (esquerda)

O Palácio do Planalto seguiu a norma dos últimos anos: se pode complicar, para que simplificar?

Para chegar até o óbvio – a indicação do vice presidente Michel Temer para a articulação política, acumulando a Secretaria de Relações Institucionais – fez o seguinte trajeto:

1. Ofereceu o cargo ao Ministro dos Portos Eliseu Padilha, sem saber se ele iria aceitar. Ninguém com um mínimo de malícia política procede assim. Primeiro, envia emissários para sondar a decisão, para só depois fazer o convite.

2. Permitiu que o convite vazasse e, pior, junto com a recusa de Padilha. Imediatamente queimou um seguidor leal, o Ministro Pepe Vargas. Tudo com a mesma falta de cuidado com que humilhou Guido Mantega – que merecia estar fora do governo muito antes, mas sem humilhação.

3. De trapalhada em trapalhada, o governo Dilma chegou à melhor solução possível: Michel Temer.

Agora, tem-se um profissional na principal posição do campo político, alguém com livre trânsito no PMDB, na oposição, no Poder Judiciário, discreto, hábil, com senioridade.

As críticas da oposição – de que Dilma "terceirizou" sua função política – é esperneio de quem não esperava que de tranco em tranco o governo conseguisse chutar a gol. Mas chutou. Aos poucos o choque de realidade vai tornando Dilma menos teimosa e mais consciente do jogo que tem pela frente.

Com sua habitual dificuldade em tratar de dois temas ao mesmo tempo, concentrou-se na aprovação do pacote fiscal pelo Congresso e ainda não começou a trabalhar seu plano estratégico de governo.

Com a frente política em boas mãos, falta desenhar o plano de ação do seu governo e destacar um assessor de peso para participar das formulações de cada ministério e definir as formas de acompanhamento.


http://www.cartacapital.com.br/politica/a-escolha-atabalhoada-porem-eficaz-de-michel-temer-2470.html?utm_content=buffer814e0&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer




Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz