Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.4.15

FNDC repudia cerceamento à liberdade de expressão por polícia legislativa

14/04/2015 às 15:23

FNDC repudia cerceamento à liberdade de expressão por polícia legislativa

Escrito por: Redação

Três ativistas foram detidos hoje na Câmara dos Deputados por fazer protesto pacífico e silencioso contra o monopólio midiático

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) repudia a ação da polícia legislativa na manhã dessa terça-feira (14/4), no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Três ativistas foram detidos ao tentar abrir uma faixa que dizia que a Rede Globo apoiou a ditadura, em sessão solene em homenagem aos 50 anos da emissora. Lucas Rezende, Esther Othoni e o secretário executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Pedro Rafael Vilela, foram detidos e depois expulsos da Câmara após o fim da sessão.
 
É um verdadeiro atentado à democracia que um protesto pacífico e silencioso seja impedido de se realizar num espaço que deveria justamente ouvir os anseios e reivindicações da população. Além de não ter permitido a abertura da faixa, numa evidente violação do direito constitucional à liberdade de expressão, o espaço já havia sido fechado para não convidados, diferente do que costuma acontecer em sessões solenes. Estudantes que não tinham convite foram retirados do plenário por seguranças, e as galerias também estavam fechadas.
 
O caso mostra a força do poder midiático, sua forte relação com o poder político e o quanto isso é prejudicial para a democracia brasileira. A defesa da liberdade de expressão, alegada pela Rede Globo quando são reivindicadas mudanças na legislação do país sobre a comunicação, só vale para um lado. É por isso que reiteramos a urgência do debate público sobre a regulação da mídia em nosso país e exigimos que os Poderes Legislativo e Executivo façam a sua parte para garantir a democratização da comunicação. Só assim a liberdade de expressão poderá ser efetivada como um direito de todos os brasileiros e brasileiras, e não apenas daqueles que controlam os meios de comunicação de massa no país. 
 
Brasília, 14 de abril de 2015.
 
 
 




Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz