Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

17.4.15

Após 11 anos de ocupação, 300 famílias serão assentadas próximo de onde ocorreu o Massacre de Eldorado dos Carajás.

No Pará, Fazenda Peruano é destinada à reforma agrária e vira Assentamento Norival Santana

Após 11 anos de ocupação, 300 famílias serão assentadas próximo de onde ocorreu o Massacre de Eldorado dos Carajás.

17 de abril de 2015 12h07carajas.jpgMonumento em homenagem aos mártires de Carajás, na curva do "S".Da Página do MST

Neste dia 17 de abril, completam-se 19 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 21 integrantes do MST foram assassinados após a polícia paraense tentar impedir uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras.

A dor, que ainda assola a tantas famílias Sem Terra, foi transformada em luta e comemora uma importante conquista. Hoje, as 300 famílias que ocupam a Fazenda Peruano, área grilada distante apenas 12 km de onde ocorreu o Massacre, receberão o assentamento Norival Santana, após 11 anos debaixo da lona preta.

A entrega contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias e um grande ato ecumênico e político marcam o nascimento do assentamento Norival, uma homenagem a um dos mortos do Massacre.

"A fazenda Peruano foi ocupada no dia 17 de abril de 2004. A área pertencia ao estado do Pará e à União, mas estava grilada por um único latifundiário. Parte das famílias que ocuparam o local são sobreviventes do Massacre de Eldorado dos Carajás.", comentou Tito Moura, integrante da coordenação nacional do MST. 

De acordo com Moura, apesar da conquista, é preciso sempre lembrar que muitos dos envolvidos no massacre não foram punidos. "O coronel Mario Colares Pantoja e o major José Maria Pereira, que comandaram o massacre, foram presos depois de 16 anos, em maio de 2012. Os 155 policiais militares executores diretos do massacre foram absolvidos. O então governador do estado do Pará, Almir Gabriel (que morreu em fevereiro de 2013) e o secretário de Segurança Pública, Paulo Sette Câmara, não foram indiciados", completou. 

Fonte: http://www.mst.org.br/2015/04/17/no-para-fazenda-peruano-e-destinada-a-reforma-agraria-e-vira-assentamento-norival-santana.html

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz