Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.4.15

2016: rumo a Campina Grande

12/abr/2015, 9h25min

2016: rumo a Campina Grande


"Recebemos com muita alegria esta notícia do acolhimento da Coordenação Nacional Movimento Fé e Política. Na reunião da Coordenação do Setor de Pastoral Social da CNBB Nordeste 2, eu comuniquei a decisão da coordenação nacional e já começamos a pensar nos primeiros passos de articulação e formação de equipes com a participação do Regional. Estava presente o bispo referencial para as pastorais sociais, D. José Luis, bispo de Pesqueira, que dará todo apoio e vai tentar estar presente na nossa primeira reunião."

Foi a resposta de Roberto Jefferson, da Pastoral de Juventude, à carta da Coordenação Nacional do Movimento Fé e Política, enviada por Maria Tereza Sartório e Pedro Oliveira: "È com muita alegria que a Coordenação Nacional do Movimento Fé e Política acolheu a oferta de Campina Grande para a realização do 10º Encontro Fé e Política em 2016. Por muitos motivos esse encontro será importante para tantos grupos e pessoas que, como diz a Carta de Princípios do Movimento, fazem da fé crista o horizonte do seu projeto político e têm na política o campo privilegiado para a vivência da sua fé."

Os tempos são de crise. Crise política, crise econômica, crise social, crise cultural, crise ambiental, O Papa Francisco falou, no Encontro Mundial dos Movimentos Populares em Roma, outubro de 2014: "Irmãos e irmãs, a criação não é uma propriedade da qual podemos dispor ao nosso gosto: muito menos é uma propriedade só de alguns, de poucos: a criação é um dom, é um presente, um dom maravilhoso que Deus nos deu para que cuidemos dele e o utilizemos em benefício de todos, sempre com respeito e gratidão. (…) Alguns de vocês expressaram: esse sistema não se aguenta mais. Temos que muda-lo, temos que voltar a levar a dignidade humana para o centro, e que, sobre esse pilar, se construam as estruturas sociais alternativas de que precisamos. É preciso fazer isso com coragem, mas também com inteligência."

O Movimento Fé e Política, criado em junho de 1989, procura responder aos desafios colocados no mundo de hoje, segundo sua Carta de Princípios: "Voltado para a construção de uma sociedade alternativa ao capitalismo neoliberal, o Movimento tem por objetivo fomentar a reflexão política, a vida espiritual e a subjetividade daqueles que estão comprometidos com uma prática política e social. O Movimento Fé e Política pretende ser um serviço de formação e informação sobre questões de política, cultura, ecologia, ética e espiritualidade. Ele pretende reforçar e estimular a experiência dos grupos de reflexão, celebração e aprofundamento."

Por isso, a Coordenação Nacional do Movimento Fé e Política diz que "é necessário dar continuidade à reflexão dos dois últimos Encontros nacionais e do Seminário de novembro de 2014, no Rio de Janeiro, que tiveram como eixo BEM VIVER E PRÁXIS POLÍTICA".

"Sumak kawsay – expressão quíchua, língua falada por cerca de 10 milhões de pessoas principalmente no Peru, na Bolívia e no Equador – é conceito de difícil tradução. Significa algo como vida boa, ou vida plena, em comunidade e em harmonia com a natureza. Hoje é base de movimento social/político que se espalha pela América do Sul: o Buen Vivir. Rapidamente deixou de ser bandeira levantada por pequenos grupos e conseguiu local de destaque nas novas Constituições do Equador (promulgada em 2008) e da Bolívia (2009). Revela aliança entre tradições indígenas e outras modernidades (Hermano Vianna, Buen Vivir, O Globo, 13.03.2015."

Campina Grande, na Paraíba, Nordeste, Semiárido brasileiro, é uma feliz escolha para ser sede do 10º Encontro Nacional do Movimento Fé e Política. As experiências de organização popular do Nordeste, as cisternas de placa sob coordenação da ASA (Articulação do Semiárido), a esperança de um povo historicamente sofrido que, convivendo com a seca, surge como um povo forte, guerreiro, lutador fazem lembrar os metalúrgicos do ABC do final dos anos 1979, início dos anos 1980 e suas greves por direitos, por dignidade, por democracia.

Em Campina Grande, em 2016, milhares vão se encontrar para refletir sobre o BEM VIVER. Diz o papa Francisco: "Temos de construir uma economia na qual o bem das pessoas, e não o dinheiro seja o centro. Um sistema econômico centrado no deus dinheiro também precisa saquear a natureza, para sustentar o ritmo frenético de consumo que lhe é inerente. As mudanças climáticas, a perda da biodiversidade, o desmatamento já estão mostrando seus efeitos devastadores nos grandes cataclismos que vemos, e os que mais sofrem são vocês, os humildes, os que vivem perto de costas em moradias precárias, ou que são tão vulneráveis economicamente que, diante de um desastre natural, perdem tudo. Talvez vocês saibam que estou preparando uma encíclica sobre Ecologia: tenham a certeza de que as suas preocupações estarão presentes nela."

Sob as bênçãos de Francisco e as bênçãos do povo nordestino, Campina Grande, a Paraíba, o Nordeste e o Brasil preparam o 1º Encontro Nacional do Movimento Fé e Política em 2016.

.oOo.

Selvino Heck é Assessor Especial da Secretaria Geral da Presidência da República, Membro da Coordenação Nacional do Movimento Fé e Política.


http://www.sul21.com.br/jornal/2016-rumo-a-campina-grande/





Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz