Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.4.15

Mensagens sobre maioridade e terceirização reaproximam Dilma de movimentos sociais

PAULO VANNUCHI

Mensagens sobre maioridade e terceirização reaproximam Dilma de movimentos sociais

Para cientista político, postura de enfrentamento à agenda conservadora, mesmo em cenário de baixa popularidade, é gesto de coragem que se espera de uma presidenta
por Redação RBA publicado 14/04/2015 13:09, última modificação 14/04/2015 15:10
Comments
R. GOZZI / ARQUIVO RBA
Fundação Casa

Ao condenar a aprovação da terceirização ampla, Dilma por reencontrar seu elemento de sintonia com os sindicatos

São Paulo – A mensagem de Dilma Rousseff em sua rede social, se posicionando contra a redução da maioridade penal, foi um gesto de coragem necessário para uma presidenta da República, inclusive para enfrentar o momento de baixa popularidade. A avaliação é do analista político Paulo Vannuchi, em sua coluna de hoje (14) naRádio Brasil Atual.

Para Vannuchi, a manifestação da presidenta é um enfrentamento à proposta de emenda constitucional que está sendo discutida na Câmara, e enfaticamente apoiada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). "É uma posição firme contra uma campanha ultrarreacionária, de anulação dos direitos conquistados nos últimos dez anos."

O parlamentar justifica a defesa da redução da maioridade como sendo um pedido de boa parte da população. Vannuchi contesta: "O clamor popular também foi usado na Alemanha nazista contra judeus, contra os negros nos Estados Unidos e para perseguir ciganos na Europa. No Brasil, em busca de um elemento fácil que possa explicar falsamente a gravidade de um problema, como a criminalidade, foi escolhido o chamado bode expiatório".

O Estatuto da Criança e Adolescente foi lembrando no texto da presidenta. "O ECA não é um estatuto da impunidade. Ele prevê a internação de adolescente infratores por até três anos. Segundo psicólogos e sociólogos, uma criança de 15 anos submetida a três anos de internação no sistema socioeducativo equivale talvez há uma pena de dez anos para pessoas mais velhas. Em segundo lugar, os homicídios de adolescentes são menos de 1% dos homicídios cometidos no Brasil, sendo 44% dos delitos furto e 27% uso de drogas, e menos de 0,1% são casos graves", explicou.

Vannuchi afirma que os problemas da segurança pública estão na carência de instrumentos de Estado na periferia, deixando jovens sem escola, trabalho nem acesso à cultura. Ele reitera que colocar os jovens na prisão piora a situação. "As cadeias do Brasil são conhecidas mundialmente pela sua violência. O Brasil tem 715 mil presos para 357 mil vagas. As autoridades de Justiça e governamentais sabem, inclusive o governado Geraldo Alckmin, que os sistemas carcerários só são administrados com alguma convivência com o crime organizado que organiza o interior das celas".

A mensagem de Dilma, segundo o analista político, foi um novo passo para ela reconquistar harmonia com os movimentos sociais. "Ela acerta de novo, como fez ao condenar a aprovação da terceirização ampla. Isso pode fazer o seu governo encontrar seu elemento de sintonia com os sindicatos."

Ouça a entrevista completa para a Rádio Brasil Atual:


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz