Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

10.4.15

“A Igreja tem uma atitude excessivamente passiva, necessita de uma mudança radical”, afirma Pagola

NOTÍCIAS » Notícias

Quinta, 09 de abril de 2015

"A Igreja tem uma atitude excessivamente passiva, necessita de uma mudança radical", afirma Pagola

O teólogo e escritor José Antonio Pagola (foto) apresentou, ontem, no Museu da Evolução Humana de Burgos, seu livro Grupos de Jesus, no qual advoga pela evolução da Igreja que, em sua opinião, precisa de uma "mudança radical".

 
Fonte: http://goo.gl/wcTiiq 

A reportagem é publicada por Religión Digital, 08-04-2015. A tradução é do Cepat.

Em declarações aos jornalistas, Pagola sustentou que na atualidade está se vivendo uma "mudança social sem precedentes", diante da qual a Igreja tem uma atitude "excessivamente passiva" e deve "reagir".

Neste sentido, aquele que foi vigário geral do bispo de Donostia, José María Setién, enfatizou que o papaFrancisco pode realizar "mudanças profundas" nas estruturas da Igreja, mas considerou que a evolução deve surgir das paróquias onde a "fé está estagnada".

Em sua opinião, o caminho futuro para a Igreja não parte das instituições, nem de "decretos reformistas", mas, sim, dos "pequenos núcleos" de cada paróquia que convidam para "voltar a Jesus" e oferece propostas concretas em seu livro e página web www.gruposdejesus.com.

O percurso proposto por Pagola procura ajudar a conhecer melhor Jesus e enraizar sua mensagem através de quarenta temas, em sete etapas, que aprofundam no Evangelho e que, por meio da Internet, permite uma participação aberta entre todos os grupos.

O desejo expresso pelo sacerdote guipuzcoano em defesa do trabalho das paróquias não coincide, em Gipuzkoa, com um período de plena comunhão. No atual momento, completa-se um mês do documento que se tornou público pelo grupo Eutsi Berrituz, por meio do qual acusam o bispo José Ignacio Munilla de demonstrar uma "grave incapacidade para criar comunhão eclesial e reunir os esforços necessários para uma ação pastoral eficaz".

Em um escrito dirigido aos fiéis de Gipuzkoa, em razão dos cinco anos de ministério episcopal do bispo, o grupo diocesano censurou o fato de que Munilla "tente se apresentar como um homem de diálogo", já que o balanço de sua gestão não aponta precisamente nessa direção.

Os que assinaram este escrito advertiam que caso se prolongue essa situação, haverá um aumento na divagação das comunidades cristãs e igualmente continuará "enfraquecendo-se, cada vez mais, a atividade da diocese". Para o grupo cristão, a discrepância eclesial tem se aprofundado, condicionando, assim, em boa medida, a missão pastoral e evangelizadora dos organismos diocesanos e paroquiais.



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz