Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.4.15

OAB vai ao STF contra aposentadoria especial dos deputados

14/abr/2015, 15h01min

OAB vai ao STF contra aposentadoria especial dos deputados

Em novembro de 2014, a Assembleia Legislativa gaúcha apresentou e aprovou, no mesmo mês, o PLC 249/2014. (Foto: Galileu Oldenburg | Agência AL-RS)

Em novembro de 2014, a Assembleia Legislativa gaúcha apresentou e aprovou, no mesmo mês, o PLC 249/2014. (Foto: Galileu Oldenburg | Agência AL-RS)

Redação

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ingressou, nesta terça-feira (14), no Supremo Tribunal Federal (STF), com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5302), para suspender os efeitos da Lei nº 14.643, de 19 de dezembro de 2014, que instituiu o regime de aposentadoria especial para os deputados estaduais do Rio Grande do Sul. No dia 4 de fevereiro deste ano, o Pleno do Conselho da OAB aprovou, por unanimidade, a proposta da seção gaúcha da Ordem pelo ajuizamento da matéria.

Em novembro de 2014, a Assembleia Legislativa gaúcha apresentou e aprovou, no mesmo mês, o PLC 249/2014. Enviado para sanção, o então governador Tarso Genro (PT) devolveu a matéria sem ratificar ou vetar a lei, sob a justificativa da autonomia dos poderes. À época, coube ao presidente do Legislativo, Gilmar Sossella (PDT), promulgar a lei, publicada no Diário Oficial da Assembleia no dia 19 de dezembro de 2014.

A ADI foi ajuizada com pedido de liminar, sob o argumento de que "os prejuízos ao Erário do Estado já se alongam e tornar-se-ão maiores com a delonga na análise do pleito cautelar".

Para o presidente da OAB gaúcha, Marcelo Bertoluci,  o Estado não tem competência para legislar sobre regime previdenciário. "É uma legislação absolutamente viciada. Além de violar a Constituição, desrespeita a cidadania e as combalidas finanças do Estado. São vários os argumentos – quer na linha da atividade privativa da União Federal para disciplinar a matéria, quer ainda no conceito constitucional acerca de mandato eletivo temporário, pois exercício da atividade parlamentar não é carreira de Estado. É atividade de doação e não carreira profissionalizada", defendeu.

Bertoluci manifestou  perplexidade com o fato de uma lei de tamanha repercussão e complexidade tenha sido aprovada com tanta rapidez, sendo que muitos projetos tramitam por anos na Assembleia. "Em 32 dias, a matéria foi pautada e aprovada pela Assembleia. Há propostas de grande relevância para a sociedade gaúcha que estão estagnadas, como a ficha limpa para a nomeação em cargos públicos comissionados. Não é razoável, sob o ponto de vista conceitual, principiológico e constitucional, que o exercício de um mandato temporário seja confundido com o exercício de cargo público. O mandato é um instrumento transitório de representação, não sendo admissível a profissionalização da função de parlamentar", reiterou.

No dia 12 de dezembro de 2014, o Conselho Pleno da OAB/RS já havia concluído que o projeto viola a Constituição Federal do ponto de vista material e formal. A medida foi tomada após a apresentação dos pareceres técnicos das Comissões de Estudos Constitucionais; de Previdência Social; e de Acompanhamento Legislativo.

(*) Com informações da OAB-RS

Tags: 

http://www.sul21.com.br/jornal/oab-vai-ao-stf-contra-aposentadoria-especial-dos-deputados-estaduais/



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz