Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

18.4.11

Ser Saudável « TV Brasil

Qua, 20/04 - 20h30

Saúde no Brasil: Primeiro episódio da nova série

Ser Saudável é apresentado pelos médicos Enrique Barros e Lívia Hartmann

Apresentado por dois jovens médicos, Dr. Enrique Barros (médico de família) e Dra. Lívia Hartmann (psiquiatra), Ser Saudável estreia na grade da TV Brasil. Cada programa aborda uma das principais doenças que atingem os brasileiros. Os médicos-apresentadores debatem com renomados especialistas de diferentes regiões do país e acompanham o cotidiano de uma pessoa que convive com tal doença.

O Ser Saudável apresenta estética de documentário, edição ágil e abordagem objetiva. O programa conta com recursos de animação em 3D do corpo humano, que ajudam a compreender o funcionamento do organismo humano na saúde e na doença. O Ser Saudável apresenta também um quadro no qual os especialistas esclarecem sobre Mitos e Verdades, além de dicas bem objetivas.

É produzido pela TV Unisinos, do Rio Grande do Sul. Com essa parceria, a TV Brasil cumpre o seu papel de veicular a multiplicidade regional do Brasil, capacitando profissionais e fomentando a produção de conteúdo audiovisual de qualidade fora do eixo Rio-São Paulo.

No primeiro episódio, “Saúde no Brasil”, um panorama e discussões sobre a saúde no país e o que os brasileiros consideram uma vida saudável. Para ilustrar, a família de Dona Elízia, de 73 anos, mostra seus hábitos de saúde e as dificuldades encontradas na empreitada de se manterem saudáveis. Entre filhos e netos são 18 pessoas com os mais diversos perfis, idades e desafios. Através das reais histórias das jovens da família, os especialistas comentam o ciclo menstrual, os métodos anticoncepcionais, o pré-natal e a enorme importância da amamentação.

“Saúde no Brasil” abre a série guiando os telespectadores pelos principais aspectos da saúde pública do país. Da gestação – com a recém-nascida filha de Maira Soares – à terceira idade, com Dona Elízia, que se mantém ativa através da dança, mas precisa controlar a pressão alta. Para esclarecer, o médico Moacyr Scilar, especialista em saúde pública falecido em fevereiro deste ano, fala sobre dados como a mortalidade infantil e a expectativa de vida.

Outros especialistas no assunto, como Francisco Ansego de Oliveira, chefe do serviço de atenção primária à saúde, o HCPA, analisa a questão do médico de família. Ele revela que é um programa que oferece mais satisfação ao profissional que trabalha e, especialmente, para os pacientes que têm um contato mais próximo com seu médico.

Em 1990, foi criado o índice de desenvolvimento humano, o IDH, que avalia o estado de saúde de uma nação. Antes, o desenvolvimento dos povos era medido apenas pela renda. Atualmente, três índices determinam o desenvolvimento: renda, educação e saúde. Dr. Flávio Comin, coordenador do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano, explica as estratégias de prevenção a doenças.

Entre os temas do novo programa da TV Brasil estão: Saúde no Brasil, Infarto, Câncer de Mama, Incontinência Urinária, Osteoporose, Epilepsia, Depressão, entre outros. A próxima edição, no dia 27 de abril, vai tratar do Infarto do Miocárdio.

http://tvbrasil.org.br/sersaudavel/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz