Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

11.4.11

I FÓRUM DA IGUALDADE - "NÃO HÁ LIBERDADE, SEM IGUALDADE".

·         Publicado em 31/03/2011

 

…Ó, mundo tão desigual. Tudo é tão desigual. Ó, de um lado este carnaval. Do outro a fome total…

 

Os movimentos sociais estão propondo um novo ciclo de debate no Rio Grande do Sul. Pensar o presente, a partir da realidade, mas embalados pelos sonhos de um outro mundo necessário para todos viverem bem.

 

O I Fórum da Igualdade será nos dias 11 e 12 de abril, no Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. Esta sendo organizado pela Central Única dos Trabalhadores e a Coordenação dos Movimentos Sociais do RS.

 

Nesta primeira edição, debateremos a democratização da democracia e da comunicação “Uma outra comunicação é necessária”. O papel da comunicação para democratizar a democracia. Uma visão de futuro para as novas gerações. Um presente de luta para um futuro de igualdade, construindo a liberdade.

 

O mundo está em crise. Crise social, ambiental e comportamental. Um mundo desigual e pouco livre. As pessoas estão cada vez mais iludidas de serem livres, mas sem consciência de que estão presas na cultura consumista, embriagadas pelo brilho da publicidade. As pessoas são livres pelo que elas têm e não pelo que elas são. Muitos já se acostumaram a conviver com a exclusão e a barbárie. A naturalização desse “estado das coisas” é assustador. A riqueza concentrada e a pobreza ampliada. Não podemos deixar que a pobreza se transforme em paisagem do cotidiano da vida.

 

A liberdade sem igualdade é comum nos regimes que tendem mais à direita, em regimes liberais, onde há menor igualdade de oportunidade. Liberdade na desigualdade do poder de uns sobre os outros é autoritarismo. Liberdade na desigualdade onde uns são presos na cadeia e outros em suas residências é a barbárie da violência. Liberdade onde o capital se apropria da natureza, poluindo os rios, desmatando as florestas e ocupando todos os espaços das cidades é o fim do mundo.

 

Portanto, a CMS convida todos para participarem do I Fórum da Igualdade, visando avançar na conquista da liberdade, superando o atraso do liberalismo em busca da igualdade.

 

Vamos juntos fazendo o caminho. Parafraseando o poeta espanhol Antonio Machado, “Caminhante, não há caminhos, o caminho se faz caminhando!

 

http://cutrs.org.br/i-forum-da-igualdade-%E2%80%9Cnao-ha-liberdade-sem-igualdade%E2%80%9D/

 

...................................................................................................................................................................

 

I Fórum da Igualdade: uma outra comunicação é necessária

 

·         Publicado em 16/03/2011

 

A CUT-RS e a Coordenação dos Movimentos Sociais do Rio Grande do Sul realizarão o “I Fórum da Igualdade: uma outra comunicação é necessária” nos dias 10,11 e 12 de abril de 2011, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa/RS.

 

Nesta primeira edição, o Fórum da Igualdade debaterá a democratização dos meios de comunicação e o marco regulatório. O evento tem como objetivo ser um contraponto ao Fórum da Liberdade.

 

A democratização da comunicação, a liberdade de expressão e o fim do monopólio dos meios de comunicação no Brasil serão temas a serem debatidos pelos painelistas. Além disso, serão discutidos temas como o marco regulatório para o setor de comunicação no país e a implantação dos Conselhos Estaduais de Comunicação.

 

Para a CUT-RS é urgente a atualização da legislação para assegurar a liberdade de expressão e a democratização do direito à comunicação. Segundo o presidente da CUT, Celso Woyciechowski, “Estamos muito atrasados nos aspectos da comunicação no Brasil. Temos uma legislação que data de 1962. Desde então, ocorreram profundas transformações no campo das comunicações no Brasil e no mundo e não podemos mais permanecer assim”.

A partir de uma nova legislação, construiremos um projeto de lei que tramite pelo Congresso Nacional, seguindo todas as instâncias legítimas e democráticas que a sociedade brasileira acata e respeita. Regulação representa desenvolvimento, informação, igualdade a diversidade regional e respeito às minorias.

 

Para tanto, a Central Única dos Trabalhadores está convidando painelistas e debatedores de renome nacional e internacional para contribuir com o debate proposto nesta primeira edição.

 

O Fórum terá 3 grandes painéis:

 

1- DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E O MARCO REGULATÓRIO


2- DEMOCRATIZAÇÃO DA DEMOCRACIA: Existe Liberdade sem Igualdade?

3- PAPEL DO ESTADO E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

 

Além disso, ocorrerão oficinas autogestionárias, que debaterão:

 

- A blogosfera progressista e o AI-5 da internet
- Mundo do trabalho e imprensa sindical
- Reformas Estruturais (política, tributária, previdenciária, urbana, agrária, …)
- 600 propostas da Conferência Nacional de Comunicação 2010
- O Fim do Jornal Impresso
- Rádios comunitárias /Rádios WEB/Digital
- Charges
- Jornal Boca de Rua
- Movimento Rock and Roll e comunicação (Jakobasko)
- Implantação do Conselho Estadual de Comunicação (Sind. Jornalistas)
- NOMES CONFIRMADOS:

- Bia Barbosa (Intervozes)
- Vera Spolidoro (Secom RS)
- Celso Schroeder (Presidente da FENAJ)
- Marcelo Branco (Softwarelivre.org)
- Pedrinho Guareschi (Prof. UFRGS)
- João Pedro Stedile (MST)
- Altamiro Borges (Site Vermelho)
- Vito Giannotti

 

Organizadores: CUT-RS e Coordenação dos Movimentos Sociais

 

http://cutrs.org.br/i-forum-da-igualdade-uma-outra-comunicacao-e-necessaria/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz