Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

13.4.11

filtro cultural 2

Um palco fundamental ameaçado

13 de abril de 2011 | Categorias

A manhã amanhece fria, o sol chega logo depois. No alto da capa do Pioneiro: "Feldmann muda funcionamento do Zarabatana." O secretário da Cultura argumenta que denúncias de vizinhos falam do consumo de drogas no entorno do Ordovás. Diz também que há depredação do patrimônio cultural. Nada que uma boa fiscalização não resolva.

Se há problemas no entorno, por que atacar o coração do espaço, o Zarabatana Café que, desde que existe, presta um importante serviço cultural a Caxias e região. Ali, no palco daquele café, muita gente estreou, começou a dar a cara ao público, ganhou visibilidade. Coisa que muitos e muitos outros espaços ditos oficiais de fomento da cultura e lazer não o fazem.

A diretora do Ordovás, Maria Inês Périco, sugere ao uso da Sala de Teatro, inaugurada recentemente. Há poucos dias, depois de um show, soube pelos organizadores que a estrutura física do espaço é frágil. Falta mesa de luz bem equipada e, se precisar de muita energia para os equipamentos, dá blecaute. Dos camarins, vaza luz para a plateia. Bom, se mudanças precisam ser feitas, que sejam. Mas desde que a nova estrutura à disposição seja qualificada. Isso precisar ser levado em conta nesta hora em que o debate desponta.

E desponta com cara de "filtro cultural 2″ segundo algumas opiniões.

Para relembrar: foi Maria Inês Périco que, quando assumiu a direção da Casa da Cultura, determinou que o palco do Teatro Pedro Parenti não poderia receber mais shows de rock. Triste e lamentável decisão que não pode (e não foi) esquecida pela comunidade cultural.

Nos últimos dias, o Ordovás ganhou vasos de flores, tapetes, aparador, oratório e sofás em diferentes espaços. Será que administrar um espaço cultural é promover decoração de interiores?! Estranho também que, de repente, a superlotação do Zarabatana seja problema. Foi justamente a direção do espaço que formatou projetos para o palco do Zarabatana, comemorando grandes públicos em várias edições. Mas agora, este palco está "fechado temporariamente". Ainda tem sol lá fora, mas a meteorologia diz que pode chover, ventar e esfriar até a noite. Os ares de Caxias e da Serra são mesmo assim: instáveis, nebulosos…

3por4 por Carlinhos Santos :: http://wp.clicrbs.com.br/3por4/2011/04/13/um-palco-fundamental-ameacado/?topo=87,1,1,,,87

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz