Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

12.4.11

Artesãs salvadorenhas conhecem experiência brasileira e criam Talentos de El Salvador

12/04/2011 12:11

Talentos de El Salvador. Este é o nome do projeto que reunirá artesãs do meio rural de El Salvador e que visitam o Brasil em missão, esta semana, para conhecer a metodologia do projeto Talentos do Brasil Moda. O anúncio foi feito pela técnica do governo salvadorenho, Reyna Moreyra, durante a abertura do Encontro Nacional do Talentos do Brasil Moda – capacitação mercado, que acontece de 11 a 13 de abril em Salvador (BA) e de 14 a 15 de abril, em João Pessoa (PB).

Segundo Reyna, o objetivo da missão é conhecer em profundidade a metodologia brasileira e aplicar no País. “Também vamos fazer um programa exitoso”, avalia. A missão de El Salvador é composta por 14 pessoas sendo 10 artesãs.

A coordenadora do Talentos do Brasil no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrícia Guimarães, afirmou que o projeto reúne produtos que têm identidade, cultura e história e mostra que a agricultura familiar tem condições de empreender.

O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Média Empresa da Bahia (Sebrae-BA), Edval Passos, destacou que o projeto já está consolidado e é referência internacional.

A artesã salvadorenha Marta Deise Deras, presidente da cooperativa Acoproarte, da cidade de Chalatenango, explicou que o grupo, um dos escolhidos para o Talentos de El Salvador, iniciou em 1996 com mulheres, algumas refugiadas e avaliou a importância do intercâmbio com as artesãs brasileiras. O grupo faz trabalhos com bordados, tingimento com anil, utilização de bambu, entre outros.

A cooperativa Acoproarte e toda a delegação vai vistar o grupo do Dois Pontos, da Paraíba. Integrado por 50 artesãs dos municípios de Alagoa Nova, Ingá, Riachão do Bacamarte, Serra Redonda e Juarez Távora, o grupo trabalha com bordados e as formas do labirinto inspirados nas fachadas da arquitetura popular e ícones das microrregiões do Agreste e Brejo. O trabalho é semelhante aos trabalhos desenvolvidos pelas artesãs de El Salvador que utilizam a mesma técnica de bordado e o anil para o tingimento natural das peças.

A aproximação de El Salvador com o Talentos do Brasil Rural gerou a assinatura de um acordo de cooperação, em agosto de 2010, entre o Brasil, por meio do MDA e Associação Brasileira de Cooperação (ABC), e o governo daquele país. As ações iniciaram em outubro do ano passado com uma visita de diagnóstico na capital salvadorenha.

Diagnóstico e metodologia
No encontro em Salvador, Patrícia Guimarães apresentou o diagnóstico realizado em visita a El Salvador, em 2010 e que gerou a seleção de 10 cooperativas para participar do projeto no País. Patrícia ressaltou o nível de organização das mulheres de El Salvador, dos maquinários que possuem e da definição de papéis dentro dos grupos como “exemplos” para as brasileiras.

Segundo o estudo feito no País, 70% da atuação dos grupos salvadorenhos estão na área rural. Entre os critérios para seleção dos grupos estão: característica do produto com enfoque em moda, pontos positivos ou fracos, tipologia dos produtos, entre outros. Patrícia explicou que a idéia é ter estilistas salvadorenhos participando do Talentos El Salvador assim como existe no Talentos do Brasil Moda. Estes profissionais  compartilham os saberes e experiência junto às artesãs, adequando produtos às exigências do mercado nas oficinas promovidas pelo projeto.

A coordenadora falou ainda da metodologia do projeto baseada em quatro eixos: organização produtiva, mercado, gestão e produto e que visa a emancipação produtiva das mulheres. A coordenadora do Talentos do Brasil falou que as artesãs brasileiras aprimoram técnicas e habilidades a cada ano, o que possibilita o desenvolvimento de coleções anuais.

Nas estratégias de comercialização, o Talentos do Brasil desenvolve ações como participação em feiras, representação comercial, desfiles, comunicação visual da marca.

Pela internet
Durante o Encontro nesta terça-feira, 12, acontece o lançamento do e-comerce do Talentos do Brasil, loja virtual de comercialização dos produtos.

Talentos do Brasil
Desenvolvido pelo MDA e Sebrae, o Talentos do Brasil conta com as parcerias do Programa Texbrasil (Abit e ApexBrasil) e com o apoio da Cooperação GIZ e do Ministério do Turismo (MTur).

Hoje, participam cerca de duas mil artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados brasileiros. Organizados em 19 cooperativas singulares, juntas, formam a Cooperativa Nacional Marca Única – Cooperunica, com um portifólio de mais de 1.500 produtos.


Entre as matérias primas que utilizam estão lã de carneiro, crina de cavalo, cipó, tururi de muaná, couro de peixe, além dos tradicionais bordados e crochês de Minas Gerais e do Piauí.

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz