Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.4.11

Questionada constitucionalidade de dois tributos municipais

Advogado questiona constitucionalidade de dois tributos municipais

A nova alíquota do IPTU e a tarifa do Fundo Municipal de Recursos Hídricos (FMRH) são cobranças inconstitucionais. É o que concluiu o advogado caxiense Jefferson Panarotto. 

Conforme pareceres apresentados por ele nesta quinta-feira, a nova base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano de Caxias, não respeitou ao princípio da anterioridade nonagesimal. Essa regra estabelece que a mudança na alíquota do IPTU só deveria entrar em vigor noventa dias após a sanção da lei. Porém, a legislação aprovada pela Câmara e sancionada no dia 15 de dezembro do ano passado já começou a valer no primeiro dia de 2011. 

Quanto à tarifa do FMRH, essa cobrança desrespeitaria a constituição já que o tributo não corresponde a nenhuma das figuras tributárias existentes. Segundo o parecer de Jefferson Panarotto, gastos com infraestrutura, para futura prestação de serviços de fornecimento de água à população, é ônus do Poder Público. 

Conforme o advogado e membro da Fundação Escola Superior de Direito Tributário, a partir de agora qualquer cidadão caxiense que se sentir lesado pode procurar o poder judiciário para questionar as cobranças.

Segundo Panarotto, até esta quinta-feira, nenhuma pessoa questionou as cobranças da Prefeitura na Justiça, pelo menos por intermédio do escritório de advocacia dele.

A reportagem tentou durante esta quinta-feira contato com o Procurador-Geral do Município, mas Lauri Romário Silva não foi localizado.

por Lucas Guarnieri - Caxias do Sul (Rádio São Francisco), dia 28/04/2011 às 21:25

 

http://www.redesul.am.br/Noticias/Geral/28/04/2011/Advogado-questiona-constitucionalidade-de-dois-tributos-municipais/76719/

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz