Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

13.4.11

Oncotô « TV Brasil

Ter, 19/04 - 20h

Em busca do Brasil real

 

Jorge Mautner conduz seis jovens a uma imersão na cultura nordestina

 

Jorge Mautner organiza um mochilão no nordeste para descobrir a origem de algumas manifestações culturais

 

Destino: Nordeste. Missão: encontrar manifestações culturais autênticas no seu local de origem e apresentá-las aos telespectadores. Em Oncotô?, programa da TV Brasil que estreia no dia 19, seis jovens artistas cariocas são emissários, capitaneados pelo músico Jorge Mautner. Eles fazem um mochilão cultural em busca de movimentos que compõem a diversidade brasileira.

 

Os emissários viajam com uma câmera na mão, muitas expectativas e pouco conhecimento sobre os locais que irão visitar. O nome do programa é singular e remete à expressão mineira “oncotô ( onde estou?) “Na descoberta de novos cenários vamos recolhendo os tesouros culturais que estão escondidos no Nordeste”, analisa Mautner, que comanda a expedição.

 

Com 28 episódios, a série revela minúcias e curiosidades da história brasileira como as influências holandesa e francesa, as religiões e a razão pela qual os negros eram chamados de preguiçosos. Mas não fica só no passado. O retrato do nordestino conectado e como essa cultura sobrevive fazem a ligação de Oncotô? com o presente. Entre outros resultados, imagens com uma fotografia belíssima e um panorama de arquétipos e singularidades de cada lugar visitado.

 

Uma relação traçada também com o Rio de Janeiro. Cidade em que o sincretismo e guetos culturais podem ser vistos em locais únicos como o Mercadão de Madureira e o bairro de Santa Teresa.

Sob a direção de Daniel Tendler e de José Luiz Jr., Oncotô? é uma coprodução da TV Brasil com a Filmes do Equador. No comando, Jorge Mautner dá aulas de cultura brasileira para os emissários, auxiliado pela “ajudante de ordem”, Ana Paula Jones. No melhor estilo expedicionário baseado em Villa-Lobos e Mário de Andrade, o programa vai em busca da identidade cultural brasileira. Para explicar o programa, Mautner faz referência ao conceito de amálgama. “Uma mistura que vai além da mistura. É miscigenação, mas é além da miscigenação. É uma condição fluídica e flutuante que dá ao brasileiro a capacidade de reinterpretar a cada segundo tudo novamente”, define Mautner. O apresentador também compôs a trilha original em parceria com Nelson Jacobina.

 

Utilizando uma edição não linear, os episódios giram em torno de temas. No primeiro, que estreia na segunda (19), às 20h, Jorge Mautner faz uma apresentação do programa e dos emissários. “Vocês vão recolher tesouros”, ensina, durante a gravação feita em um dos vagões da Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro. O trem é o ponto de partida. De lá, os jovens falam também do que esperam da jornada ao desconhecido e partem em direção aos estados do Ceará, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.

 

Apresentação Jorge Mautner

Ajudante de ordem Ana Paula Jones

Emissários Ericson Pires, Esther Dias, Julia Barreto, Omar Salomão, Thaís Lopes e Vicente Coelho

Direção Daniel Tendler e José Luiz Jr.

Coproução TV Brasil e Filmes do Equador

 

http://tvbrasil.org.br/oncoto/

web tv > http://tvbrasil.org.br/webtv/

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz