Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

10.4.11

Carta Maior - Internacional - Ollanta Humala vence 1° turno da eleição no Peru

Internacional| 10/04/2011 | Copyleft http://www.cartamaior.com.br/templates/imagens/interface/icon_mail.gif

 

Ollanta Humala vence 1° turno da eleição no Peru

 

Segundo as primeiras pesquisas de boca de urna, o candidato da esquerda, Ollanta Humala, obteve mais de 30% dos votos e deverá disputar o segundo turno previsto para 5 de junho. O segundo lugar é disputado por Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, e pelo ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski, que, segundo as pesquisas de boca de urna, obtiveram cerca de 20% de votos cada, com uma ligeira vantagem para Keiko.

De acordo com a empresa Ipsos Apoyo, Humala tem 31,6%, contra 21,4% de Fujimori e 19,2 do liberal Pedro Pablo Kuczynski. Outro instituto, CPI, deu 33% para Humala, 22% para Fujimori e 19% para Kuczynski. Outro ainda, Datum,m apontou os seguintes números: Humala 33,8%, Fujimori 21,3% e Kuczynski 19,5%.

As pesquisas de boca de urna, segundo advertiram seus próprios realizadores, costumam ter margens de erro de até mais de três por centro, de acordo com os índices históricos. O diretor de Ipsos Apoyo, Alfredo Torres, explicou que nas pesquisas de boca de urna, quando a vantagem não supera a casa dos três pontos, deve-se considerar como um empate técnico.

Os candidatos presidenciais Ollanta Humala, Keiko Fujimnori e Pedro Pablo Kuczynski, foram os três primeiros aspirantes à presidência do país a votar na manhã deste domingo. Enquanto isso, a votação desenrolou-se em ordem em todo o país, sem que fossem registrados incidentes de grande importância, conforme informaram as autoridades eleitorais.

O primeiro dos candidatos a votar foi o nacionalista Ollanta Humala, que o fez na sede da Universidade Ricardo Palma, no distrito de Santiago de Surco, onde chegou acompanhado por sua esposa Nadine Heredia. Humala foi saudado por um grupo de simpatizantes e escutou também algumas hostilidades – ainda que menores – de eleitores dos outros candidatos.

A direitista Keiko Fujimori também votou cedo e entrou na fila como uma eleitora comum na sua seção eleitoral em um colégio localizado também em Santiago de Surco. Já o liberal Kuczynski, conhecido popularmente como PPK, foi o terceiro candidato a votar. Ele compareceu ao Colégio San Augustin no distrito de San Isidro, de onde se retirou sem fazer declarações em meio a declarações de apoio.

O ex-presidente centrista Alejandro Toledo e o ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda, votaram por volta do meio dia. Antes de votar, os candidatos presidenciais mantiveram a tradição de tomar o café da manhã com jornalistas peruanos, oportunidade que aproveitaram que fazer os clássicos a que os eleitores votassem massivamente e em paz.

Tradução: Marco Aurélio Weissheimer

 

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17674

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz