Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

30.8.13

Resgate da memória sobre a ditadura cívico militar na Argentina é tema do TVE Repórter

Abel Madariaga resgatou o filho que nasceu em cativeiro durante a ditadura na Argentina
Foto: Divulgação TVE

Resgate da memória sobre a ditadura cívico militar na Argentina é tema do TVE Repórter inédito desta quarta-feira


Os números da Ditadura Militar na Argentina assustam: 10 mil torturados, 200 mil exilados, 500 crianças roubadas e 30 mil sequestrados e desaparecidos
. No momento em que o Brasil e outros países latino-americanos buscam a verdade sobre os anos de ditadura, a equipe do TVE Repórter foi a Buenos Aires registrar como movimentos de direitos humanos, testemunhas, governo e cientistas reescrevem a história recente que o país vizinho chama de Terrorismo de Estado. O programa vai ao ar em duas partes, com a primeira sendo exibida nesta quarta-feira, 28 de agosto, às 22h, e a segunda na quarta, 4 de setembro, em mesmo horário. A reportagem evidencia que por meio de investigação e estudo é possível apontar e responsabilizar as pessoas e setores civis que se beneficiaram com tantos assassinatos, preenchendo lacunas históricas e trazendo justiça, mesmo que tardia, às famílias atingidas.

O TVE Repórter sobre a ditadura cívico militar na Argentina conta com depoimentos como o do secretário executivo da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Argentina, Carlos A. Lafforgue, e da presidente de Las Abuelas de Plaza de Mayo, Estela de Carlotto, além de testemunhas da história como o sobrevivente do Centro de Clandestinos, que tem testemunhado em julgamentos de torturadores do Terrorismo de Estado, Miguel Angel Dagostino, e o pai que recuperou o filho retirado da mãe, que até hoje é desaparecida, na hora do nascimento no cativeiro, Abel Madariaga, entre outros.

A produção, reportagem e edição do programa são de Daniela Bonamigo e Simone Feltes, com apoio do estagiário de Jornalismo Rafael Marantes.

O TVE Repórter tem horários alternativos
às sextas-feiras, às 20h30,
e aos domingos, às 17h.



TVE Repórter - TVE Fundação Cultural Piratini
tv aberta, em caxias: canal 47
na internet: http://www.ourwebtv.com/watch.asp?channel=TVE%20RS%20ao%20Vivo



Fonte: http://www.tve.com.br/?model=conteudo&menu=83&id=1724

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz