Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.8.13

Caros Amigos - Paraguai: Ex-chanceler da ditadura será ministro de Catres

Cotidiano

Paraguai: Ex-chanceler da ditadura será ministro de Catres

Do Tercera Información

Na ditadura ele promovia a organização internacional que atuaou na Operação Condor para "limpar" a região dos comunistas, uma ação ocorrida em vários países da América do Sul. Durante sua pasagem pela chanceleria de Alfredo Stroessner, desapareceram na Argentina 2 perseguidos políticos. Eladio Loizaga Caballero foi o homem escolhido pelo recém-empossado Horacio Cartes como ministro de Relações Exteriores. Loizaga já era seu principal acessor de relações internacionais. Suas primeiras diretrizes, como a aproximação com a Aliança do Pacífico (países de direita da região), e o afastamento do Mercosul, mostram a linha ideológica para onde está levando as relações internacionais do Paraguai.

O diplomata iniciou sua carreira como funcionário do Serviço Exterior na época da ditadura de Stroessner no Ministério de Relações Exteriores, e posteriormente foi secretário privado do general Andrés Rodriguez.

Comissão da Verdade

Segundo documentos da Comissão da Verdade e Justiça (CVJ) do Paraguai, Eladio Loizaga Caballero foi um dos promotores e um dos que elaborou a ata preparatória do XII Congresso Anticomunista Latinoamericano ((Walc). Isto, junto com Juan Manuel Frutos, Rúben Dário Osorio, Carlos Podestá, Adolfo Granada Campos e Aníbal Raúl Casal. Várias organizações juvenis, da linha oficial (Partido Colorado), somaram seu apoio, na época, à Liga Anticomunista Mundial (LAM).

Em outro momento, o mesmo comitê indicou a tarefa de difundir um culto à personalidade da pessoa do ditado ao determinar: "Encarregar o senhor Cristóbal Frutos da atualizaçãos da biografia do Excelentíssimo Senhor Presidente da República General do Exército Don Alfredo Stroessner, e realizar sua impressão em inglês e espanhol e sua posterior distribuição entre as personalidades participantes do XII Concresso da Walc (...) A reedição do boletim infortativo do Capítulo Paraguai para sua distribuição a autoridades nacionais, chefes militares, membros da Honorável Junta de Governo, Chefes militares, Membro da Honorável Junto de Governo e organismos auxiliares, Senadores e Deputados. Nesta hora de paz fecunda e construtiva do Paraguai... se reuniram em nossa cidade capital homens que em todas as regiões do mundo lutam para defender a liberdade e soberania de suas nações, contra a agressão imperialista do comunismo internacional que já escraviza a numerosos povos da terra". O texto assegura o compromisso de parte do empresariado nacional com a "luta antissubversiva".

Liga Anticomunista

Conhecida em Inglês como a World Anti-Communist League (Walc), a liga é uma organização internacional de extrema direita criada em 1966 em Taipei como um pacto entre Taiwan, Coreia do Sul e do Bloco Antibolchevique de Nações (Anti-Bolshevik Block of Nations) de Stetsko Yaroslav. Com o ditador Chiang Kai-Shek como presidente honorário vitalício e com financiamento direto do governo de Taiwan, foi criada para expandir a Liga Anti-Comunista da Ásia-Pacífico (Asian Pacific Liga Anti-Comunist League) - organização destinada a impedir o reconhecimento da Rpública Popular da China - e dar secretamente apoio financeiro a qualquer atividade anticomunista.

Também conhecida como Liga Mundial Anticomunista (LAM) ou Confederação Anticomunista Mundial (CAM), a entidade colaborou estreitamente com a implementação da Operação Condor na América Latina. O general Hugo Banzer, que impôs sua ditadura na Bolívia de 1971 a 1978, presidiu a seção latino-americana da LAM. Banzer organizou um plano para a eliminação dos opositores comunistas em 1975. O Plano Banzer foi apresentado como um modelo a seguir durante um encontro latino-americano da LAM, em Assunção, em 1977, na presença do ditador paraguaio Alfredo Stroessner. Uma moção que aprovava, da mesma forma, a eliminação na América Latina de sacerdotes e seguidores religiosos da Teologia da Libertação foi apresentada pela delegação paraguaia e adotada pela Conferência Mundial da LAM em 1978.

Outras denúncias

No início de 2012, o governo de Fernando Lugo anunciou uma lista de apoiadores do ditador beneficiados com terras de reforma agrária que devem ser destinada a trabalhadores rurais. Perante as acusações, Loizaga se defendeu assegurando que comprou legalmente os 8 mil hectares do Instituto Bem-Estar Rural (IBR), em 1980, próximo à Estancia La Patria (Departamento de Boqueron). De acordo com a lista apresentada por Lugo, o integrante da "seleção" de Cartes adquiriu 24 mil hectares em Eugene A. Garay, fronteira com a Bolívia. "Não é certo, está pago, titulado e dentro do marco legal", diz Loizaga. Ele negou ter recebido gratuitamente terras no Chaco.

Osama Bin Laden

Osama Bin Laden foi um dos grandes militantes da LAM. Para combater a presença soviética no Afeganistão, a LAM formou o comitê para um Afeganistão Livre, com sede na Fundação Heritage. A operação começou com a visita da então primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, e Lord Nicholas Bethell, diretor do MI6, a agência de inteligência brintânica.

Assim, se negociou o apoio logístico, economômico e militar aos mujahidins, combatentes islamitas que viajavam de todo o mundo para o Afeganistão. Um dos chefes dos mujahinins era Osama Bin Laden, e a ligação entre Bin Laden e o governo estadunidense era o xeique Ahmed Salah Jamjoon, gerente da empresa saudita Grupo Bin Laden.

Tradução de Rafael Zanvettor



http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/cotidiano/3486-paraguai-ex-chanceler-da-ditadura-sera-ministro-das-relacoes-exteriores


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz