Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

6.8.13

Nos EUA, mais de 3 mil se oferecem para cumprir pena no lugar de Bradley Manning

Nos EUA, mais de 3 mil se oferecem para cumprir pena no lugar de Bradley Manning

Peticionários disseram que se sentiriam "orgulhosos" de ir para a cadeia pelo soldado norte-americano que vazou dados

Atualizada às 16h10

Wikicommons
Mais de 3 mil norte-americanos já assinaram uma petição intitulada "Eu ficaria orgulhoso de cumprir parte da sentença de Bradley Manning". O soldado, que foi absolvido do crime de ajuda ao inimigo, mas considerado culpado de outras acusações, como roubo e espionagem, pode ser condenado a até 90 anos de prisão.

Leia mais:
Foram Manning, Snowden e Assange que correram riscos para expor crimes

A petição, que precisa angariar 4 mil assinaturas, deve ser entregue ao Major General Jeffrey S. Buchanan, encarregado de rever a sentença depois que a juíza militar Denise Lind decidir qual será a pena de Manning, em um processo que pode levar semanas. Até a tarde desta terça-feira (06/08), quase 3.200 pessoas já haviam assinado.

Hoje, a juíza Lind diminuiu a pena máxima de Manning dos 136 anos iniciais para 90, por considerar que algumas das acusações pelas quais ele foi condenado deveriam ser fundidas, segundo informações da Al Jazeera. A sentença começou a ser analisada na semana passada e o processo deve durar, no mínimo, até sexta-feira (09). 

"Se cada um de nós se dispuser a cumprir parte da sentença dele, isso traria atenção para a quantidade de tempo a que esse jovem foi sentenciado e, esperançosamente, reduziria sua pena", está escrito na página inicial da petição.

Leia mais:
Manning é condenado pela maioria das acusações, mas não por "ajuda ao inimigo"

Sua criadora, Charlotte Scott, escreveu que a iniciativa é importante porque Manning fez um "favor" à sociedade norte-americana ao fornecer informações "que o próprio governo não forneceria" e, por isso, ela estava "ansiosa para cumprir parte de sua pena", que, se for dividida entre todos quatro mil peticionários esperados, se reduz a pouco mais de uma semana para cada um. 

Homens, mulheres, jovens e idosos estão entre os que assinaram a petição. Alguns deixam depoimentos na página, como Gerry C., que considera que Manning não deve passar "tempo nenhum na cadeia" por ter tido "coragem de fazer a coisa certa". Peggy L., de 68 anos, afirma que os EUA "estão em dívida profunda" com o soldado e, por isso, todos deveriam estar dispostos a cumprir parte da pena por ele.

Outras mensagens de apoio afirmando que os EUA precisam de "mais e não menos delatores" e que Manning "teve a decência de revelar provas da indecência do governo e dos militares" também podem ser lidas. Charlotte, a dona da petição, chegou a postar na página seu código postal para que pessoas estrangeiras que quisessem assinar pudessem fornecer um endereço válido no país.

Apesar de reconhecerem que as chances de a proposta ser aceita e a pena de Manning, realmente dividida, são muito pequenas, os peticionários afirmam que são sinceros ao dizer que cumpririam parte da pena por ele e consideram que a petição pode ser efetiva no sentido de pressionar os juízes que decidem a sentença e vão rever o caso.


http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/30445/mais+de+3+mil+se+oferecem+para+cumprir+pena+no+lugar+de+bradley+manning+nos+eua.shtml



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz