Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

1.4.13

TVE e FM Cultura - Ex ministros de Jango participam de assinatura de acordo para troca de conteúdo entre a Fundação Piratini e o Instituto João Goulart

Ex ministros de Jango participam de assinatura de acordo para troca de conteúdo entre a Fundação Piratini e o Instituto João Goulart

Parceria prevê exibição na TVE de material audiovisual sobre o Golpe Militar ocorrido em 1964 e que completa 50 anos em 2014

Com o objetivo de resgatar os acontecimentos do Golpe Militar, ocorrido no Brasil em 1964, a Fundação Piratini e o Instituto João Goulart (IJG) firmam nesta segunda-feira um Termo de Acordo para Troca de Conteúdo Audiovisual. A reunião para a assinatura do documento, que acontece no prédio da Fundação Piratini, às 12h, conta com a presença dos ex ministros do governo João Goulart, Waldir Pires e Almino Afonso. O Termo de Acordo prevê a exibição de conteúdo relacionado ao período da Ditadura Militar no Brasil, que completa 50 anos em 2014, pela TVE. O material será produzido pelo IJG e a Fundação Piratini fica responsável por ceder reportagens de seu arquivo relacionadas à temática para a elaboração de conteúdo informativo.

Em 1963, o advogado baiano Waldir Pires foi convidado pelo presidente João Goulart para o cargo de Consultor-Geral da República, tornado-se responsável por análises e pareceres jurídicos e de constitucionalidade da lei da Reforma Agrária, entre outras. Junto com Darcy Ribeiro, foi o último a deixar o Palácio do Planalto em 31 de março de 1964 a pedido de Jango para garantir o respeito à constituição. A atitude foi desprezada pelos militares, que declararam o cargo da presidência vago, mesmo quando Jango ainda se encontrava em território nacional, oficializando o Golpe Militar. Pires atuou ainda como Deputado Federal (Bahia), Ministro da Previdência Social, Governador da Bahia e Ministro da Defesa. Atualmente, é vereador em Salvador (BA).

O advogado amazonense Almino Affonso foi designado Ministro do Trabalho e Previdência Social em 1963 pelo então presidente João Goulart, demitindo-se em junho do mesmo ano. Após o movimento político militar que depôs Jango em 1964, Affonso participou de uma reunião com Goulart em Brasília para analisar o quadro político e a possibilidade de resistência. Seu nome constava na primeira lista de cassações divulgada em 10 de abril daquele ano. O advogado atuou ainda como Vice Governador e Deputado Federal.

A reunião para a assinatura do Termo de Acordo também terá a participação do diretor de Comunicação e Acervo do IJG, Christopher Belchior Goulart, neto do ex-presidente João Goulart, da secretária adjunta da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, Patrícia Goulart, e do presidente da Fundação Cultural Piratini, Pedro Luiz da Silveira Osório.


http://www.fmcultura.com.br/?model=conteudo&menu=83&id=1388#

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz