Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

3.4.13

Dirigente do MST baiano é assassinado com 15 tiros em Iguaí — Rede Brasil Atual

Dirigente do MST baiano é assassinado com 15 tiros em Iguaí

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 02/04/2013, 17:35

Fábio dos Santos Silva foi executado por pistoleiros em uma região dominada por latifúndios (CC/ascom)

São Paulo – O dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra na Bahia Fábio dos Santos Silva foi assassinado na manhã de hoje (2) com 15 tiros, na frente de sua mulher e de sua filha, na cidade de Iguaí. Segundo o coordenador estadual do MST baiano, Valter Rubens Santos, o dirigente já vinha sendo ameaçado de morte na região. No ano passado, concorreu pelo PT ao cargo de vereador nas eleições municipais de Iguaí, mas não foi eleito.

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) também comentou as ameaças. "É com revolta e ainda bastante abalado que denuncio o assassinato", disse ao MST. "Pergunto-me quantas vezes os nossos camponeses e trabalhadores serão assassinados? É esse tipo de ação, com o uso da pistolagem, covarde e cruel, que estamos convivendo no campo brasileiro. Esse assassinato, com claros sinais de execução, não pode ficar impune", lamentou o parlamentar.

Santos disse que, segundo relatou a companheira de Fábio, duas pessoas em uma moto interceptaram o carro em que estavam e executaram Fábio. As ameaças sofridas por Fábio deviam-se ao fato de o dirigente ser forte defensor da reforma agrária em uma região dominada por grandes latifúndios.

Fábio fazia parte da Brigada Pedro de Almeida desde ocupações realizadas no final de 2009 e em 2010 na Fazenda Três Lagedos, época em que ficou preso por três meses. A partir de então, começou a receber ameaças de morte.

Santos disse que há um grande grupo de fazendeiros muito bem organizados na região. "É uma região muito forte de pecuária e a resistência à reforma agrária é grande", disse. "Mas a reforma vai continuar", garante.

O MST tem três assentamentos em Iguaí, onde estão 165 pessoas.


http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2013/04/dirigente-do-mst-e-morto-com-15-tiros-em-iguai-na-bahia


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz