Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.4.13

Alba reconhece vitória de Maduro e denuncia tática de desestabilização | MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Alba reconhece vitória de Maduro e denuncia tática de desestabilização

16 de abril de 2013
 

A Articulação Continental de Movimentos Sociais da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) reconheceu a eleição de Nicolás Maduro para a Presidência da Venezuela. "As eleições da Venezuela têm adquirido um sistema de votação que é exemplo para todo o mundo e conta com um amplo reconhecimento da comunidade internacional dado à sua eficiência, segurança e transparência", afirma nota dos movimentos da Alba.

O movimentos populares de 24 países das Américas que fazem parte da articulação social da Alba prometem fazer mobilizações em todo o continente em defesa da democracia na Venezuela e da eleição de Maduro.

"O povo venezuelano decidiu seguir sendo protagonista do seu próprio destino, elegendo Nicolás Maduro como o seu presidente e líder da revolução Bolivariana para os próximos 6 anos. Exigimos o respeito e o acatamento à vontade popular do povo", cobra a Alba.

Os movimentos sociais denunciam que setores da direita tentam desconhecer os resultados eleitorais e a vontade popular do povo venezuelano. "Há cinco meses,  Capriles venceu por escassa margem - 45 mil votos - a eleição de governador do estado de Miranda e não houve nenhum tipo de questionamento ao resultado anunciado pelo CNE - o que evidencia o oportunismo das declarações desses setores", pondera a nota.

Abaixo, leia a nota dos movimentos sociais da Alba

Maduro Presidente pela vontade popular
para seguir o projeto da ALBA e as transformações sociais!

Acabado o dia de ontem, 14 de abril, o Conselho Nacional Eleitoral da República Bolivariana da Venezuela (CNE) deu a conhecer os resultados, irreversíveis, que elegeram como presidente pelo voto popular o candidato do Partido Socialista Unido da Venezuela, Nicolás Maduro.

Esta eleição é a de número 18 de um profundo processo democrático que vem se desenvolvendo desde o ano de 1998 na Venezuela Bolivariana, quando ganhou pela primeira vez a presidência o Comandante Hugo Rafael Chávez Frías. Dessas 18 eleições, a Revolução Bolivariana se saiu vitoriosa em 17, o que mostra o esmagador apoio popular ao processo de mudanças iniciado já há 14 anos.

Nesse processo as eleições da Venezuela têm adquirido um sistema de votação que é exemplo para todo o mundo e conta com um amplo reconhecimento da comunidade internacional dado à sua eficiência, segurança e transparência, tal como tem defendido inclusive o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter.

Os setores da direita estão tentando desconhecer os resultados eleitorais e a vontade popular do povo venezuelano. É importante recordar que, há cinco meses,  Capriles venceu por escassa margem - 45 mil votos - a eleição de governador do estado de Miranda e não houve nenhum tipo de questionamento ao resultado anunciado pelo CNE - o que evidencia o oportunismo das declarações desses setores.

As detenções que aconteceram nesses dias na Venezuela, as sabotagens elétricas, a campanha de deslegitimação da imprensa privada e inclusive o último seminário internacional da direita continental e mundial na Argentina demonstram o que estes setores pró-imperialistas estão dispostos a fazer para voltar a épocas obscuras do nosso continente.

O povo venezuelano decidiu seguir sendo protagonista do seu próprio destino, elegendo Nicolás Maduro como o seu presidente e líder da revolução Bolivariana para os próximos 6 anos. Exigimos o respeito e o acatamento à vontade popular do povo.

Se mexem com a Venezuela, mexem com todos os povos do continente! Não voltarão! Chávez vive, a luta segue!

Maduro Presidente!
Articulação Continental de Movimentos Sociais a partir da ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas)


Fonte: http://www.mst.org.br/node/14676

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz