Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

10.4.13

A paz do viúvo Thatcher | Blog da Boitempo

A paz do viúvo Thatcher

Por Emir Sader.

Margareth Thatcher foi uma das protagonistas essenciais do final da guerra fria e do começo do período histórico atual, junto com Ronald Reagan e com o Papa João Paulo II.  O trio promoveu ativamente o fim da URSS e a passagem a um mundo sob hegemonia imperial norte-americana.  Ao mesmo tempo, Thatcher e Reagan foram os garotos propaganda do modelo neoliberal. Assim, Thatcher deixa no mundo contemporânea suas digitais sobre os dois elementos essenciais do nosso tempo: o imperialismo norte-americano e o modelo neoliberal.

Como todos os líderes neoliberais, Thatcher começou seu mandato peitando uma greve operária (de trabalhadores do carvão), levando à quebra do setor. (Reagan peitou a greve dos controladores aéreos; Berlusconi, os operários da Fiat; FHC, os petroleiros etc.). Era a demonstração que o tempo dos acordos tinha terminado e que uma dura política anti-operária estava a caminho.

Os governos neoliberais – ainda a grande maioria no mundo – representam o maior atentado aos direitos da massa da população que a história contemporânea conheceu. São produto e, ao mesmo tempo incentivam, a ditadura sem freios do capital sobre o mundo do trabalho. São eles que introduziram o mundo atual: o fim do Estado de bem estar social na Europa – um continente que teve pleno emprego durante três décadas e hoje amarga índices recordes de desemprego -, a crescente desigualdade e exclusão social, o clima de guerras e de intolerância.

Por isso Thatcher é uma queridinha da direita mundial. Ela ousou o que outros governantes não ousavam em termos de expropriação de direitos dos trabalhadores, de repressão aos sindicatos, de exposição descarnada do discurso do enfrentamento violento dos conflitos sociais. Por isso é odiada pelos trabalhadores e saudada pelo grande empresariado e seus porta-vozes.

Thatcher é a continuidade do conservadorismo da Rainha Vitória no século XIX e de Winston Churchill ao longo do século XX. É a grande antecessora e referência de Angela Merkel.

Apesar das vitórias inquestionáveis que obteve na sua carreira política, Thatcher morreu amargurada. Fui assistir o filme sobre sua vida [A dama de ferro] sentado perto da porta, pronto para abandonar a sala ao menor assomo de humanidade que pudesse aparecer na representação de sua figura. Mas fiquei até o final, porque a brutalidade do personagem foi retratado tal qual era. Já na primeira cena, aposentada, vivendo numa agradável casa londrina, ela dá um esporro gigantesco no seu marido já no café da manhã, porque ele passava muita manteiga no pão.

Mr. Thatcher é um sujeito que vive em paz agora. Sem ela.

***

A nova toupeira: os caminhos da esquerda latino-americana é o primeiro livro de Emir Sader pela Boitempo a ganhar versão eletrônica (ebook), já à venda por apenas R$20 na Gato Sabido, Livraria da Travessa e iba, dentre outras.

As armas da crítica: antologia do pensamento de esquerda, organizado por Emir Sader e Ivana Jinkings, já está disponível por apenas R$18 na Gato Sabido, Livraria da Travessa, iba e muitas outras!

***

Emir Sader nasceu em São Paulo, em 1943. Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é cientista político e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É secretário-executivo do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) e coordenador-geral do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Coordena a coleção Pauliceia, publicada pela Boitempo, e organizou ao lado de Ivana Jinkings, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile a Latinoamericana – enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe (São Paulo, Boitempo, 2006), vencedora do 49º Prêmio Jabuti, na categoria Livro de não-ficção do ano. Colabora para o Blog da Boitempo quinzenalmente, às quartas.


http://blogdaboitempo.com.br/2013/04/10/a-paz-do-viuvo-thatcher/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz