Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

27.4.13

Opera Mundi - Polícia de Buenos Aires agride médicos e jornalistas em despejo de hospital psiquiátrico

ARGENTINA
27/04/2013 - 10h59 | Redação | São Paulo

Polícia de Buenos Aires agride médicos e jornalistas em despejo de hospital psiquiátrico

Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas e oito foram detidas, dentre elas médicos, enfermeiros e repórteres

Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas e oito foram detidas, dentre elas médicos, enfermeiros e jornalistas,após uma violenta repressão da Polícia Metropolitana argentina ao tentar desalojar uma clínica de reabilitação no maior hospital psiquiátrico de Buenos Aires. Pelo menos 12 policiais metropolitanos ficaram feridos, de acordo com o prefeito portenho, Mauricio Macri.

Efe

Empregados do hospital psiquiátrico José Borda, em Buenos Aires, tentaram impedir despejo promovido pela prefeitura da cidade

A polícia "se defendeu de um grupo de violentos que agrediu mais de uma vez", disse Macri nesta sexta-feira (26/04), acrescentando que "apenas foi ao local para cuidar dos que tinham que fazer o seu trabalho".

"Há pelo menos 50 feridos, e oito trabalhadores foram detidos e depois liberados, pela feroz repressão policial no (hospital neuropsiquiátrico José) Borda", disse Pablo Spataro, dirigente da Central de Trabalhadores da Argentina (CTA), que reúne os funcionários do hospital, administrado pela prefeitura.

A confusão começou nos jardins e nos prédios próximos ao hospital, em um setor onde funcionam oficinas de reabilitação. O governo portenho pretende derrubar essas instalações para construir um centro comunitário e transferir os gabinetes da prefeitura para a área, no sul da cidade. Os trabalhadores do local tentaram impedir que a empresa encarregada da construção do centro cívico demolisse o local.

Entre os feridos, "nenhum em estado grave, um recebeu uma pancada na cabeça e teve de levar dez pontos; há vários com traumatismos e hematomas produzidos por balas de borracha, enquanto outros sofreram reações alérgicas pelo uso de gás pimenta", acrescentou Spataro.

Cerca de 300 policiais do Batalhão de Choque, protegidos com escudos e capacetes, dispararam balas de borracha contra os manifestantes e os jornalistas que cobriam o protesto. Um jornalista do jornal Clarín, o de maior circulação nacional, foi ferido com uma bala de borracha no rosto. Segundo imagens registradas por outro fotógrafo, ele foi levado algemado pela polícia.

Também ficaram feridos a bala o cinegrafista do canal C5N e jornalistas de outros veículos, informou a Associação de Entidades Jornalísticas da Argentina (Adepa), que reúne os principais jornais. A Adepa repudiou o episódio. Cerca de 800 pacientes estão internados no José Borda, segundo as autoridades sanitárias do município.



http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/28593/policia+de+buenos+aires+agride+medicos+e+jornalistas+em+despejo+de+hospital+psiquiatrico.shtml

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz