Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

4.4.13

Assentados conseguem reconhecimento da Escola Zumbi dos Palmares no PR | MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Assentados conseguem reconhecimento da Escola Zumbi dos Palmares no PR

3 de abril de 2013
Por Geani de Souza
Da Página do MST


Após 10 anos, a luta das famílias assentadas no assentamento Valmir Mota de Oliveira, em Cascavel no Paraná, tiveram mais uma grande vitória. A escola do assentamento foi reconhecida como Escola Municipal Zumbi dos Palmares. O reconhecimento veio por meio do decreto n° 11.167, de 6 de março de 2013, publicado no Diário Oficial no dia 13 de março deste ano.

“É mais um passo que a gente dá em toda a trajetória de luta e resistência que temos com a escola”, disse Geni Izabel, coordenadora do MST na região. A Escola Itinerante Zumbi dos Palmares teve início no ano de 2003, no acampamento Dorcelina Folador, na Fazenda Complexo Cajati.

Inicialmente, os Sem Terra construíram a escola do jeito que era possível, ou seja, com lona preta. Como as escolas da cidade não tinham vagas o suficiente para atender todas as crianças e jovens do acampamento, as famílias viram a necessidade de montar seu próprio centro de estudo. Começou atendendo os anos iniciais e, um ano depois, em 2004, a escola acompanhou as famílias para outro acampamento que ficava na mesma fazenda. Sem salas de aulas adequadas, o jeito era ter classe no meio dos campos de aveia.

No ano de 2010, 83 famílias foram assentadas numa parte da fazenda Cajati, constituindo o assentamento Valmir Mota de Oliveira. Com isso a Escola Itinerante Zumbi dos Palmares, passa também a fazer parte dessa nova realidade, ao atender desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Médio.

Garantia de estudo

Hoje a escola conta com 240 educandos, entre os anos iniciais e finais, 11 professores do Ensino Fundamental e Médio e cinco Educadores de Educação Infantil e Fundamental.

Para a educanda Marli dos Reis, do 1° ano do Ensino Médio, “estudar aqui é muito bom, pois na cidade tem muitos alunos na sala de aula e não tem como o professor ajudar a todos. Aqui nós temos essa disponibilidade”, observa.
   
Com o seu reconhecimento, a escola passará a se chamar Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, obrigando o município a atender as demandas da escola.

Também já foi protocolado o pedido para a criação de uma escola estadual, porém as famílias ainda aguardam os trâmites legais para a construção. A ideia é que seja construído apenas um prédio adicional a escola municipal, e que também leve o nome do lutador negro Zumbi dos Palmares.

Para dar continuidade ao processo, as famílias aguardam o ofício que a Secretária Municipal e Estadual de Educação deve mandar ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pedindo a concessão de uso do terreno para dar início às obras.

http://www.mst.org.br/node/14605

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz