Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.10.14

Que destino aguarda o Rio Grande do Sul?

22/10/2014 - Copyleft 
 

O segredo de Sartori

Que destino aguarda o Rio Grande do Sul se lembrarmos que o estado foi quebrado todas as as vezes em que foi governado pelo PMDB e por sua cria, o PSDB?

O candidato ao Governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), de repente despertou a curiosidade nacional.

Quem é esse sujeito que desbancou a senadora Ana Amélia (PP), que por muito tempo apareceu como favorita em pesquisas, e agora rivaliza com o atual governador, Tarso Genro?

Sartori é uma miscelânea. Junte o antipetismo privatista de Aécio Neves, o bom-mocismo carola de um Pedro Simon e o humor, de gosto muito duvidoso, de um Tiririca, e o que temos no final? Sartori.

Não há nada de espetacular no desempenho eleitoral de Sartori. Seu segredo é um truque velho, banal, constantemente reeditado e que continua fazendo sucesso.

Os gaúchos mesmos já viram isso outras vezes. Um candidato aparece de repente, se diz uma novidade, apesar de velho conhecido no estado. Tem fama de bom gestor. Distribui muitos sorrisos por onde passa. Faz apelo aos valores da família.
Sua campanha evita citar muito seu próprio partido.

Ele prefere o apelo à união do estado contra o radicalismo e a polarização: eis a campanha de Jair Soares, do PDS, em 1982, que derrotou PMDB, PDT e PT.

Seu programa de governo? É "educação, saúde e segurança". Transportes? saneamento? Tem que melhorar isso também. O negócio é arregaçar as mangas.
Se Sartori quer ser remédio para alguma coisa, ele certamente é do tipo genérico, só que sem bula - sem posologia e sem indicação de seus efeitos colaterais.

A principal prioridade de Sartori é ser eleito. Detalhes sobre o que fará? São surpresas para depois da eleição. Excelente maneira de fugir de qualquer compromisso com políticas que custam caro - como educação, saúde e segurança pública.

Sempre que pressionado a assumir compromissos para valer, Sartori se sai com uma anedota ou conta um causo.

Cordial, Sartori é o candidato preferido dos intolerantes. É a voz mansa dos que vociferam.

Brincalhão, faz piada com coisas sérias, como o salário dos professores.

Experiente, finge até que não faz ideia do que é piso salarial dos professores - e pode assim ignorar solenemente o problema.

Bonachão, Sartori esconde bem seu saco de maldades. Ele recentemente apelidou sua política de cortar na carne dos serviços públicos de "etc daqui, etc de lá".
A "nova cara" da política do Rio Grande do Sul iniciou sua carreira, em 1976, naquele que é o mais tradicional partido da política brasileira e gaúcha - o PMDB (o velho MDB).

Que destino aguarda o Rio Grande do Sul se lembrarmos que o estado foi quebrado todas as as vezes em que foi governado pelo PMDB e por sua cria, o PSDB? Ambos estão novamente de braços dados por terem essa história em comum.

Sartori é pior que um cheque em branco. É um cheque sem fundo.

Os gaúchos têm poucos dias para decidir se querem eleger um governador de verdade ou se estão apenas preocupados em derrotar o PT.



(*) Antonio Lassance é doutor em Ciência Política.



http://www.cartamaior.com.br/?%2FColuna%2FO-segredo-de-Sartori%2F32058


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz