Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

24.10.14

A três dias da eleição, clima esquenta: PMDB quer militantes fora das ruas; PT pede que os seus permaneçam

23/out/2014, 19h34min

A três dias da eleição, clima esquenta: PMDB quer militantes fora das ruas; PT pede que os seus permaneçam

Ana Ávila

O clima, que já vinha esquentando entre os candidatos ao governo do Estado, ganhou novos contornos na tarde desta quinta-feira (23). Durante a madrugada, panfletos apócrifos contendo calúnias à candidatura de José Ivo Sartori, do PMDB, foram apreendidos pela 2ª Zona Eleitoral, responsável pela fiscalização da propaganda na cidade. No começo da tarde, a campanha do candidato pediu que seus militantes não se dirijam à RBS TV para acompanhar o último debate antes das eleições, temendo violência. No final da tarde, Carlos Pestana, coordenador-geral da campanha de Tarso Genro, do PT, convocou a imprensa para dizer que sua coligação repudia a distribuição de panfletos com críticas ao adversário. Segundo ele, a militância foi chamada a não distribuir tal material, mas está convocada a se manter nas ruas.

Antes disso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) havia determinado que a coligação de Sartori retirasse do ar peça publicitária em que, segundo o requerimento, atribui a Tarso Genro a pecha de "desequilibrado, alucinado, fanático, manipulador, mentiroso, desesperado, ator de teatro de baixo nível, entre outras acusações". A juíza auxiliar Liselena Schifino Robles Ribeiro acatou o pedido, considerando a propaganda ataque de natureza pessoal. Ela justificou sua decisão afirmando que a intervenção do tribunal era necessária para "tornar o debate mais respeitoso e produtivo para os cidadãos gaúchos". Houve ainda, o pedido de direito de resposta, cuja decisão será divulgada nesta sexta-feira (24) pela Justiça Eleitoral.

 | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Pestana disse na coletiva que a posição do adversário é "um ato de desespero"| Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Já a decisão da juíza auxiliar Lusmary Fátima Turelly da Silva, publicada nesta quinta na página do TRE, nega pedido da coligação do peemedebista, que tentava impedir a veiculação de trecho da propaganda petista, que exibe parte de uma entrevista concedida por Sartori ao Portal Terra. "As mídias foram analisadas, procedendo-se à comparação entre a entrevista concedida por Sartori ao Portal Terra e aquela excerto reproduzido na propaganda eleitoral dos representados. Diante desse comparativo, não se verifica de plano a alegada descontextualização da fala de Sartori, mas a transmissão de um trecho do encontro do candidato com os jornalistas, não havendo, portanto, fumaça do bom direito que justifique a concessão da medida liminar. Diante do exposto, indefiro a liminar", diz a decisão.

Em análise anterior, a mesma juíza havia concedido liminar favorável à coligação de Sartori, determinando que a Unidade Popular pelo Rio Grande retire do ar propaganda em que, segundo a campanha do peemedebista, utilizava recursos de computação gráfica, montagem, trucagem, inclusive buscando ridicularizar o candidato Sartori. "Configurado o uso da computação gráfica na confecção da inserção impugnada, tenho por julgar procedente a pretensão dos representantes", afirma, na decisão.

Na tarde desta quinta (23), a coligação Um Novo Caminho para o Rio Grande divulgou nota em que orienta os militantes a não se dirigirem à RBS TV, onde, às 22h30, acontece o último debate entre os candidatos ao governo do Estado. "O convencimento e a persuasão são as ferramentas permitidas aos partidos políticos nas campanhas eleitorais, e cabe aos eleitores escolherem, na urna, quem está melhor preparado para receber a honra de governar. É, portanto, o momento da defesa da democracia e do repúdio à violência", diz a nota.

A assessoria de imprensa do candidato do PMDB elenca acontecimentos que teriam levado à decisão: arrombamento do comitê eleitoral do PSB, apreensão de material apócrifo contendo calúnias à candidatura de Sartori e provocações feitas aos militantes da coligação durante o debate na Rádio Guaíba, na tarde de quarta.

Para o coordenador de campanha do PT, a posição do adversário "é um ato de desespero". "Nós não manipulamos, não forçamos ninguém a falar", disse sobre a declaração de Sartori a respeito do piso do magistério, que vem gerando polêmica e tem sido usada na propaganda eleitoral do petista. Pestana disse ainda que não houve qualquer tipo de agressão por parte dos apoiadores de Tarso durante o debate na Rádio Guaíba e que a militância do partido segue convidada a ir às ruas. "A população começa a mudar seu voto", opinou.

http://www.sul21.com.br/jornal/a-tres-dias-da-eleicao-clima-esquenta-pmdb-quer-militantes-fora-das-ruas-pt-pede-que-os-seus-pemanecam/



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz