Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.10.14

Marisa: fomos nós e não Sartoni quemcriou o “Trabalho 10, Fome Zero”

Marisa: fomos nós e não Sartoni quem

criou o "Trabalho 10, Fome Zero"

Ao contrário do que o candidato ao governo do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), vem afirmando em seus programas no horário eleitoral gratuito, a deputada Marisa Formolo (PT), o empresário Mauro Manentti, o publicitário Sérgio Chaves e a assistente social Janice Pedron foram os idealizadores do programa "Trabalho 10, Fome Zero", implantado em Caxias do Sul em 2003. Marisa vem a público informar que o candidato está se apropriando de uma ideia e ludibriando os gaúchos com a informação de que o programa teria sido implantado em Caxias por ele.

Em 2003, Marisa, Chaves, Janice e Manenti se uniram para a implementação de um projeto, que teve o reconhecimento do governo federal e foi utilizado como exemplo no Brasil todo. A ideia foi oferecer cursos profissionalizantes para as famílias atendidas pelo programa Renda Mínima, com o objetivo de profissionalizarem-se e se inserirem no mundo do trabalho ou obter uma renda alternativa para a subsistência familiar.

O programa beneficiou jovens e adultos, integrando o ensino profissionalizante com o projeto Fome Zero. Desta forma, os alunos tinham direito a uma refeição diária e eram inseridos em projetos de educação alimentar. "Entendemos que não é possível colocar uma pessoa no mundo do trabalho com fome e sem capacitação, então começamos fazendo o caminho correto: alimentar, ensinar e assim oferecer condições para que pudessem ingressar no mundo do trabalho com sucesso e renda para autonomia da vida familiar", recorda Marisa, lembrando que anualmente, mais de 1,5 mil pessoas em 27 bairros da cidade, 70% delas com idade superior a 50 anos, eram beneficiadas pelo programa.

Caxias sem fome

O programa Trabalho 10, Fome Zero integrava um projeto maior chamado Caxias Sem Fome que previa uma série de ações emergenciais e estruturais para o combate a fome no município de Caxias. Todo o trabalho realizado pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social, da qual a deputada Marisa era a titular, seguiu as diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Inclusão Social do governo Federal, de Lula. "Implementamos diversas ações com foco na Alimentação mais barata, Maior oferta de alimentos básicos, Aumento da renda do trabalhador e ações específicas como a oferta de cesta básica emergencial, merenda escolar", enumera.

Ao lado deste programa, foram implementados ainda a compra direta dos agricultores, as cozinhas comunitárias, o restaurante popular e o banco de alimentos em convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O programa cuidava das pessoas que passavam fome, iniciando com o jantar. As escolas foram abertas à noite para capacitar adultos analfabetos. As famílias eram acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde com prioridade e tinham assistência sócio-familiar para superar conflitos.

"Buscamos o Trabalho 10 como uma alternativa de capacitação para ingressarem no mundo do trabalho com condições de obter renda suficiente para manter a família. O ciclo da superação da fome passa pela alimentação, escolarização, ações de saúde, de integração social, capacitação para o trabalho e inserção no mundo do trabalho como autônomo ou com carteira profissional assinada. E é isso que o Brasil de Lula e Dilma começou a fazer com o maior programa de formação profissional, o Pronatec", pondera Marisa.


http://www.ptsul.com.br/?doc&mostra&45038#fb


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz