Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

28.10.14

Cuidado com o que você compartilha!

Cuidado ao compartilhar: perfis falsos disseminam mensagens de ódio após eleição


Portal EBC

27.10.2014 - 22h38 | Atualizado em 28.10.2014 - 13h23


Desde as 20h da noite de domingo (26), quando começaram a ser divulgados os resultados da eleição para presidente, o número de denúncias de páginas preconceituosas que difundem mensagens de ódio contra parte dos eleitores, como os nordestinos, cresceram 342% em relação ao primeiro turno.

Na avaliação do presidente da ONG Safernet, entidade que monitora violações de direitos humanos na web, há um aumento do número de páginas criados por grupos de extrema direita que se aproveitam do acirramento do debate eleitoral para impulsionar mensagens de ódio. Um dos principais alvos são os moradores do Nordeste, região do país em que a presidenta Dilma Rousseff recebeu o maior volume de votos nas eleições.

Robôs e grupos neonazistas

A Safernet identificou que novos perfis falsos no Facebook e no Twitter foram criados desde a noite de ontem para disseminar mensagens de segregação. Alguns usam espécies de "robôs" para  retuitar seus próprios perfis e ampliar o alcance das postagens. 

"Já temos evidências concretas que nos permitem afirmar que existem células neonazistas se aproveitando do momento para impulsionar mensagens segregacionistas para impulsionar uma agenda baseada em princípios e propostas segregacionistas como dividir o Norte e o Sul do país", apontou Thiago Tavares em entrevista ao programa Ponto Com Ponto Br, que vai ao ar às segunda-feiras na Rádio Nacional de Brasília e na MEC AM do Rio.

Ouça a íntegra da entrevista com Thiago Tavares

00:07

Tavares alerta que eleitores inconformados com o resultado das urnas devem ficar atentos para não fortalecer nem legitimar o discurso de ódio ao compartilhar mensagens na rede. "Isso é muito periogoso porque a gente sabe quem em meio a essas células neonazitas existem fanáticos que estão dispostos a se tornar mártires por esse tipo de causa". Tavares lembra que, de acordo com a lei 7.716/1989, promover o ódio e a discriminação é crime, com pena que vai de 3 a 6 anos de reclusão, além de multa.

Como denunciar casos de ódio na rede?

O canal de denúncias da Safernet é integrado à Polícia Federal, que também recebe o alerta e pode investigar o caso. O denunciante não precisa se identificar. Basta acessar o site www.denuncie.org.br e inserir o link com a mensagem criminosa que deseja denunciar. Também é possível encaminhar o caso direito na página da Polícia Federal: www.denuncia.dpf.gov.br.

Ponto Com Ponto Br vai ao ar toda segunda-feira às 17h. O programa é uma parceria entre as Rádios e o Portal EBC.

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz