Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.10.14

Fator previdenciário dá nó na campanha e na cabeça de Aécio Neves


Para secretário da CUT, posicionamento de tucano é "demagógico" e "eleitoreiro"

17/10/2014 - 17h05 / Por Agência PT


Ser ou não ser? Na dúvida, o candidato tucano sempre vota contra os trabalhadores

O vai e volta do senador e candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, sobre o fim do fator previdenciário se evidencia no período eleitoral. Ao retomar o debate sobre o tema, o tucano não diz, no entanto, que votou a favor da aprovação do assunto em 1998, quando era deputado federal.

Na tentativa de atrair votos das centrais sindicais nas eleições deste ano, Aécio deletou o passado e prometeu acabar com o fator previdenciário. "Para impedir que o fator continue a punir de forma tão violenta os salários dos aposentados brasileiros", declarou o tucano aos sindicalistas, em 19 de setembro.

No entanto, quatro dias depois, ao ser questionado sobre o assunto em entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, ele desconversou e disse nunca ter feito promessa. O compromisso com o fim do fator previdenciário constava, inclusive, no site oficial de campanha, com o título "Aécio vai acabar com o fator previdenciário".

"Nem eu nem você estamos sendo levianos, mas essa afirmação não existe. Eu não disse que vou acabar com o fator previdenciário", destacou na entrevista à Globo. Logo em seguida, o site do PSDB mudou a notícia para esconder a hesitação do candidato.

O fator previdenciário modificou, em 1999, os critérios para aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A alteração foi feita durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como forma de desestimular aposentadorias precoces. FHC classificou de "vagabundos" os brasileiros e brasileiras que se aposentavam antes dos 50 anos de idade.

O fator previdenciário considera o tempo de contribuição, alíquota e expectativa de vida do trabalhador no momento da aposentadoria.

De acordo com o secretário de finanças da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo, a posicionamento de Aécio Neves em relação ao fator previdenciário é "demagógico" e "eleitoreiro".

"Caso ele seja eleito, a iniciativa vai ser para piorar e tratar a Previdência com desprezo. Não irão corrigir essa distorção", afirma Severo.

O secretário da CUT relembra que Aécio votou a favor do fator previdenciário. "Eu não acredito que ele tenha mudado de opinião, muito pelo contrário. O pensamento deles é retomar a discussão da idade mínima para aposentadoria e prejudicar o trabalhador", explica.

Lados opostos – Os dois mandatos de Aécio Neves na Câmara dos Deputados são marcados por pautas contra o trabalhador brasileiro. Quando presidente da Casa, ele aprovou e encaminhou ao Senado Federal a flexibilização das leis trabalhistas, depois engavetada no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

O tucano também votou a favor da exigência de idade mínima para aposentadoria pelo INSS e da extinção do Regime Jurídico Único estatutário no serviço público. Além disso, ele foi contra a recomposição das perdas salariais dos aposentados e pensionistas desde 1991 e contrário ao projeto que mantém a irredutibilidade da remuneração do servidor público.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias


https://www.pt.org.br/fator-previdenciario-da-no-na-campanha-e-na-cabeca-de-aecio-neves/


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz