Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.10.14

imprensa

 21/out/2014, 8h12min

Por que apoiamos Dilma e Tarso neste segundo turno

Sul21 é um veículo de esquerda. Fazemos, abertamente, essa afirmação desde o nosso lançamento, há quase cinco anos. Isso significa que defendemos políticas públicas de inclusão social e de proteção aos mais pobres, defendemos a independência nacional e queremos um crescimento econômico que seja sustentável ambientalmente e que distribua renda. Queremos mais: uma nação livre de preconceitos, que respeite a liberdade de escolhas, seja ela de gênero, de credo ou de ideias. Uma nação que honre os direitos humanos em geral e, em particular, de grupos minoritários, como os indígenas, a comunidade LGBT e os que lutam por terras e por um teto. Não importa o partido ou o governante que tenhamos na União e nos estados. Importam suas políticas.

Neste momento, que o Brasil e o Estado se encontram frente a um segundo turno de eleições, em que se defrontam projetos políticos distintos e até contrários, não é de nosso feitio, como faz a maior parte da imprensa brasileira, pretextar uma falsa neutralidade. Não somos neutros. Temos lado.

Nestas eleições, a imprensa brasileira foi um grande e importante personagem. Atuou, como nunca antes, feito um partido político de oposição, buscando interferir na vontade do eleitor. A UERJ, uma das universidades mais conceituadas do Brasil, demonstrou à sociedade, no acompanhamento da mídia, que denominou de Manchetômetro, o grau de parcialidade da imprensa pátria. Apesar de sempre, hipocritamente, se dizer imparcial.

Nós entendemos que, neste momento em que dois projetos se confrontam, Dilma e Tarso, por um lado, e Aécio e Sartori, por outro, só um deles atende nossos princípios, desejos e expectativas. E declaramos, formalmente, nosso apoio a Dilma para presidenta e Tarso Genro para governador.

Mas o leitor do Sul21 e toda a sociedade gaúcha podem ficar tranquilos. Isso não altera em nada nossa forma de cobrir o mundo da política. Para nós, fato é fato, opinião é opinião. As notícias e reportagens do Sul21 refletem os fatos como eles se deram, sem qualquer opinião. Não contrabandeamos nossas posições ou manipulamos os fatos para atender nossos desejos. O que pensamos e defendemos estão nos posts assinados por colunistas e articulistas. Como também estão as opiniões dos que pensam diferente de nós. Nesta cobertura eleitoral, todas as linhas políticas tiveram e terão espaço no Sul21.

O que entendemos como a verdadeira isenção da imprensa é, justamente, a não-interferência nos fatos. Cabe a nós relatar ao leitor o que e como aconteceu, dar-lhe, também, as mais variadas opiniões, para que ele possa formar a sua própria ideia, tomar uma posição. Fazemos isso sem omitir a nossa posição, pois o leitor tem o direito de saber de que lado estamos. A sinceridade, a verdade, a defesa de um projeto político têm permitido ao Sul21 bater seus próprios recordes de acessos. Nosso compromisso é de seguir trabalhando com a máxima transparência, ajudando nossos leitores a conhecer a verdade e decidir o que quer para a sua vida, seu estado e seu país.

Eleiçoes no Brasil 2014 A

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz