Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

24.10.14

A importância do piso mínimo regional e as eleições de 2014

A importância do piso mínimo regional e as eleições de 2014

Luiz Fernando Branco Lemos*

Historicamente a valorização do salário-mínimo nacional e regional se constitui numa política pública de combate à pobreza, à desigualdade e de fortalecimento do mercado interno, portanto, do desenvolvimento econômico e social. O papel do Estado é de buscar este equilíbrio. Se por um lado o governo do Rio Grande do Sul concede aos empresários incentivos de mais de 11,5 bilhões de isenções e desonerações de impostos em um ano, o que corresponde a 1/3 do que o Estado arrecada, por que não pode redistribuir parte deste valor aos que mais precisam? O argumento de que o salário-mínimo regional gera inflação e informalidade não se justifica. Nos últimos anos, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o emprego com carteira assinada aumentou 45%, o desemprego caiu 53%, registrando no mês de outubro a menor taxa histórica, de acordo com o Dieese.

O Reajuste dos Pisos dos Empregados em escritórios de Contabilidade em Março de 2014 foi de 12,6% enquanto que a inflação medida através do INPC do IBGE foi de 5,39%. O Ganho real de  mais de 100% só foi possível pois o Piso Regional estipulado pelo Governo do estado aumentou também 12%. Além do Reajuste, o Governo do estado incluiu, também, na Lei do Piso Regional, a Faixa 5. Esta faixa estipula Pisos para os profissionais de nível técnico como: Tec. Em Enfermagem, em Contabilidade, em Biblioteconomia e etc. 

Nenhum governo anterior valorizou tanto o Piso Regional quanto o GOVERNO TARSO GENRONós empregados em Contabilidade precisamos que seja incluído, também na Lei do Piso Regional, a Faixa 6, onde esteja normatizado o Piso dos Profissionais de Nível Superior, principalmente dos Contadores. O reajuste do Piso Regional estabelecido pelo Governador também impacta no percentual de reajuste dos profissionais que tem salários superiores ao Piso regional. 

O Candidato a Vice Governador do Sartori o empresário José Paulo Dornelles Cairoli é a favor da EXTINÇÃO DO PISO REGIONAL.Veja o que diz Cairoli em entrevista no Jornal do Comércio: "Eu, como líder empresarial, tenho que defender aqueles liderados. O empresariado tem uma visão muito clara: não é função do Estado se envolver nesse tipo de ação". (disponível em http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=176647).   

No âmbito Federal também o salário mínimo teve, através do Governo Dilma, reajustes que preservaram o poder de compra dos trabalhadores. 

Portanto, caro colega, solicito que antes de depositar o teu voto no dia 26.10, avalie bem quem tem propostas de valorização do trabalho com políticas claras de valorização do Salário Mínimo Nacional e do Piso Regional. Esta tua avaliação, se realizada com coerência e bom senso,  só te levará a um único caminho: Votar em 13 para Governador e 13 para Presidente da República. Caso tenhas outra conclusão, acolho com respeito a tua decisão.

Um Forte e Fraterno Abraço.
 
Ao lado do Governador  Tarso Genro, o Presidente do Sindesc-RS, Luiz Fernando Branco Lemos (com a  folha na mão) no ato de assinatura da lei do Piso Regional 


*Luiz Fernando Branco Lemos - Está Presidente do Sindicato dos Empregados em Escritórios de Contabilidade do RS – SINDESC-RS, Está Diretor de Relações do trabalho da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS - FECOSUL, é Prof. Universitário e Diretor do Departamento Intersindical de Estudos Sócios Econômicos– DIEESE-RS. 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz