Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.9.14

Via Campesina pede ao Incra vistoria na fazenda que Ana Amélia não declarou à Justiça Eleitoral

 25/set/2014, 15h32min

Via Campesina pede ao Incra vistoria na fazenda que Ana Amélia não declarou à Justiça Eleitoral

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Representante da Via Campesina entregam pedido ao Incra-RS | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Ana Ávila

Representantes da Via Campesina solicitaram nesta quinta-feira (25) ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que vistorie uma fazenda da candidata ao governo do Estado Ana Amélia Lemos, não declarada à Justiça Eleitoral. "Entendemos que a fazenda é improdutiva e passível do processo de desapropriação para a reforma agrária", afirmou Romário Rossetto, um dos coordenadores da Via Campesina, na sede do instituto, em Porto Alegre.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Romário Rossetto | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

As terras, localizadas no município de Formosa, em Goiás, estão classificadas no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) como grande propriedade improdutiva, segundo o certificado de cadastro apresentado pela Via Campesina. Rossetto diz ainda que, de acordo com a Escritura Pública de Inventário e partilha, a fazenda possui apenas 600 cabeças de gado. "Isso significa que a fazenda é improdutiva, do ponto de vista de cumprir a sua função social", afirma. "Seiscentas cabeças em 1.909 hectares resulta em uma lotação de 0,31 cabeça por hectare. Um índice muito baixo para quem diz representar o moderno agronegócio", afirma o documento entregue pela Via Campesina ao Incra..

De acordo com o superintendente regional do Incra-RS, Roberto Ramos, não cabe ao Estado fazer a vistoria, já que o imóvel fica em Goiás. "Nós vamos encaminhar este documento para o Incra sede, para que encaminhe à superintendência de jurisdição desse imóvel", disse ele. Ramos explica que o procedimento adotado pela Via Campesina tem respaldo na constituição. "Há um decreto que regulamenta o fato de movimentos sociais, sindicatos rurais, pessoas da sociedade civil ligadas ao meio rural indicarem imóveis para vistoria ao Incra".

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Roberto Ramos | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Ramos lembra também que o fato de o imóvel ser improdutivo na declaração original não significa que ainda se encontre na mesma situação. A superintendência do Distrito Federal e arredores deverá vistoriar a fazenda, três dias após notificar os proprietários, a fim de conferir sua situação atual. O superintendente do Rio Grande do Sul acredita que a vistoria deva levar cerca de 30 dias. "Depende de cada superintendência, de sua capacidade operacional, disponibilidade de técnicos. Acredito que leve um mês para iniciar a vistoria".

Fazenda não foi declarada à Justiça Eleitoral

A existência da fazenda no interior de Goiás veio a público no dia 20 de setembro. Candidata ao governo do Rio Grande do Sul pela coligação Esperança que Une o Rio Grande (PP/PRB/PSDB/SD), a progressista não incluiu entre os bens declarados a fazenda no município de Formosa, com criação de bovinos. Segundo declaração pública de partilha do espólio de Octávio Omar Cardoso, marido da senadora, falecido em 27 de fevereiro de 2011, ela também suprimiu da lista um terreno de 776 metros quadrados, situado na SHI/Norte, em Brasília, no valor de R$ 1.467.758,62.

http://www.sul21.com.br/jornal/via-campesina-pede-ao-incra-vistoria-na-fazenda-que-ana-amelia-nao-declarou-a-justica-eleitoral/



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz