Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.9.14

TSE pune corporativismo contra o Mais Médicos

TSE pune corporativismo contra o Mais Médicos

Tribunal multou CRM-GO por utilizar o cadastro eletrônico da entidade para disseminar mensagens contra Dilma

24/09/2014 - 16h30 / Por Agência PT

Críticos ferozes e imediatos do programa Mais Médicos, do governo federal, os conselhos nacional e regionais de medicina são proibidos de utilizar sua máquina corporativa para fazer campanha eleitoral. Por incorrer nesta prática ilegal, o Conselho Regional de Medicina do Goiás (CRM-GO) foi condenado por enviar mensagens contra a presidenta Dilma Rousseff, por e-mail, para sua lista de associados.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), multou a entidade, nesta terça-feira (23), em R$ 30 mil, por utilizar o cadastro eletrônico do conselho de classe para disseminar mensagem de cunho eleitoral, o que é proibido pela legislação.

A entidade enviou mensagens com críticas ao programa Mais Médicos e a atuação da presidenta na área da Saúde. O texto, transmitido pelo e-mail destinado à imprensa, não tinha qualquer caráter informativo, mas sim, distorcia dados e informações para manipular a opinião da categoria.

A mensagem acusava ainda o governo federal de ter instituído o programa Mais Médicos com o objetivo de beneficiar Cuba. Além de tentar influenciar na decisão dos filiados, o texto insinuava que os profissionais de saúde deveriam pedir votos contra Dilma durante atendimento em seus consultórios.

Mais Médicos - O programa de contratação em massa de profissionais da saúde para atender a demanda da rede pública já conta com mais de 14 mil médicos. Estima-se que sejam beneficiados 50 milhões de pessoas, em 3,7 mil municípios, grande parte moradores de periferias e regiões de difícil acesso.

Os conselhos de classe fazem parte da Administração Pública Indireta e por isso, são proibidos de participar de atividades eleitorais.

No início do mês, o ministro do TSE, Herman Benjamin já havia proibido, em decisão monocrática, que a entidade enviasse mensagens eletrônicas que poderiam prejudicar a candidata.

Em sua decisão, o magistrado determinou que o conselho envie correspondência para desmentir as informações repassadas anteriormente.

Política aprovada – Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Instituto Ipespe mostra que 86% dos entrevistados afirmam que os profissionais do Mais Médicos melhoraram o atendimento no Serviço Único de Saúde (SUS). Além disso, 95% disseram estar satisfeitos com o tratamento dados pelos médicos.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

https://www.pt.org.br/tse-pune-corporativismo-contra-o-mais-medicos/#.VCRisVxNZKc.twitter


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz