Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

18.9.14

Reação de Aécio teria sido forjada pelo Ibope

Reação de Aécio teria sido forjada pelo Ibope

Posted by on 18/09/14 • Categorized as denúncia


 

Serei curto e grosso.

Na última quarta-feira (17/9), este blogueiro se surpreendeu ao ser contatado por fonte que se disse ligada à campanha de Marina Silva. A pessoa afirmou ter "informação quente" sobre a pesquisa Ibope divulgada na noite anterior pelo Jornal Nacional.

Segundo o informante, as pesquisas e os trackings do PSB não haviam detectado a reação de Aécio, quem, segundo o Ibope, teria subido fora da margem de erro nas simulações de primeiro e segundo turnos tanto contra Dilma quanto contra Marina.

Devido aos evidentes interesses que a campanha de Marina tem em vender que Aécio não ameaça a ida dela ao segundo turno, empreendi uma busca frenética de informações mais confiáveis. Resultado: só o Ibope viu a reação de Aécio.

Sim, é isso mesmo: as campanhas dos adversários de Aécio não detectaram a reação dele nem nos trackings (por telefone) nem nas pesquisas de campo. O cenário estaria igual ao da pesquisa Vox Populi, divulgada na segunda-feira (16/9).

Mais especificamente: Aécio continuaria patinando na faixa de 14 a 16 por cento, Marina na faixa de 27 a 30 por cento e Dilma entre 36 e 40 por cento. No segundo turno, Dilma e Marina estariam empatadas tecnicamente e Aécio ainda muito longe de ambas.

Segundo a fonte inicial e outras fontes, PSB e PT vêm detectando que Aécio continua patinando nos mesmos patamares pré-Ibope.

Outra informação: a pesquisa Datafolha que sai nesta sexta-feira tentará dar uma última chance para Aécio reagir. Divulgará pesquisa parecida com a do Ibope, com Aécio reagindo no primeiro e no segundo turnos, Marina estagnada ou caindo pouco e Dilma caindo pouco mais.

Ibope primeiro e Datafolha depois estariam dando a Aécio a última chance. Se nem assim ele reagir, será abandonado e Marina se tornará a candidata oficial da mídia e dos interesses que ela representa. Sem volta.

A volatilidade da campanha eleitoral a presidente da República tem facilitado sobremaneira as manipu

lações dos institutos de pesquisa. Devido à baixa produção de sondagens do Vox Populi e da adesão do Sensus à campanha de Aécio, em 2014 as pesquisas estão piores que as de 2010.

Em 2010, este Blog conseguiu, através da ONG Movimento dos Sem Mídia, que a Procuradoria Geral Eleitoral determinasse abertura de inquérito na Polícia Federal contra os institutos de pesquisa. Pelo visto, a eleição em segundo turno precisará de investigação igual.


http://www.blogdacidadania.com.br/2014/09/reacao-de-aecio-teria-sido-forjada-pelo-ibope/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz