Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.9.14

Participação de Lasier Martins no “Diretório da Mocidade” da Arena é nova polêmica na disputa ao Senado

15/set/2014, 18h25min

Participação de Lasier Martins no "Diretório da Mocidade" da Arena é nova polêmica na disputa ao Senado

Ana Ávila

No debate entre os candidatos ao Senado na tarde desta segunda-feira (15), na Rádio Guaíba, Olívio Dutra (PT) afirmou que Lasier Martins (PDT) teria integrado a mocidade da Arena na década de 1960, durante a ditadura militar. O trabalhista negou a informação, publicada no jornal Correio do Povo em 13 de abril de 1966. "Eu nunca entrei na mocidade da Arena. Eu disse a ele (Olívio) que me apresentasse alguma assinatura. Eu me lembro que eles pretendiam fazer um diretório da mocidade da Arena e haviam me convidado, mas eu nunca compareci", afirmou Lasier por telefone ao Sul21.

No dia 27 de outubro de 1965 foi publicado o Ato Institucional Nº 2, o qual foi seguido um pouco depois, no dia 20 de novembro de 1965, pelo Ato Complementar Nº 4. Com estas duas medidas, o governo militar extinguiu o pluripartidarismo no Brasil. Os treze partidos políticos existentes foram colocados na ilegalidade e sumariamente fechados. O pluripartidarismo deu lugar ao bipartidarismo, representado por um partido criado para dar sustentação ao governo e outro de oposição. Do lado da situação foi estabelecida a Aliança Renovadora Nacional (Arena), enquanto que para exercer o papel de oposição foi  criado o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Nove dias depois da criação da Arena, uma nota publicada na página 7 do jornal Correio do Povo informava a constituição do primeiro diretório regional da Mocidade da Arena no país. De acordo com a publicação, foi escolhido na oportunidade o comando do diretório da Mocidade, que cita Lasier Martins como 2º vice-presidente. "Não tem nenhuma assinatura minha, se colocaram o meu nome, foi sem a minha concordância", declarou Lasier sobre a nota. O candidato também criticou Olívio pela declaração durante o debate: "Achei que foi golpe baixo do Olívio dizer que eu tinha pertencido à Arena. Eu pedi para ele me mostrar a assinatura, ele disse que não tinha assinatura. Só tinha uma notícia", afirmou.

A página 7 do Correio do Povo de 13 de abril de 1966

A página 7 do Correio do Povo de 13 de abril de 1966

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz