Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

23.9.14

Dirigentes sindicais pedem investigação sobre omissão de bens na declaração de Ana Amélia (PP)

 23/set/2014, 16h33min

 | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Sindicalistas acreditam que sociedade gaúcha "merece explicações" sobre bens não-declarados de Ana Amélia Lemos (PP) | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Da Redação

No início da tarde desta terça-feira (23), dirigentes sindicais ingressaram com um pedido de investigação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a respeito de bens não-incluídos pela candidata da coligação Esperança que Une o Rio Grande (PP/PRB/PSDB/SD), Ana Amélia Lemos (PP) na declaração que todo postulante à cargo eletivo deve apresentar à Justiça Eleitoral.

Ao documento foram anexadas cópias de bens em nome de Ana Amélia, como uma fazenda no município de Formosa, em Goiás, utilizada para criação de gado bovino, que não estão em sua declaração de bens quando do registro da candidatura. O documento cita como fontes o blog Sociedade Política e o Sul21. Segundo declaração pública de partilha do espólio de Octávio Omar Cardoso, marido da senadora, falecido em 27 de fevereiro de 2011, ela também suprimiu da lista um terreno de 776 metros quadrados, situado na SHI/Norte, em Brasília, no valor de R$ 1.467.758,62.

A defesa da candidata alegou ao Sul21, quando da publicação da denúncia, no sábado (20), que como ela era casada em regime de comunhão de bens com Octávio Cardoso, não precisaria declarar a fazenda em Goiás ao TRE, pois ela fazia parte da declaração de Imposto de Renda do marido, e que isto seria providenciado após o fim do inventário, ocorrido em 2014, e a partir deste momento estaria liberado para inclusão na declaração de 2015. 

Saiba mais:

Ana Amélia sonega informações de bens à Justiça Eleitoral

Dirigente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindiBancários), Lúcio Barros acredita que os cidadãos "merecem explicações". Além disso, enquanto dirigente sindical, ele defende que a própria categoria que representa tenha este direito.

Também estiveram presentes Lírio Rosa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre; Paulo Chitolina, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita; Luiz Gambin, diretor de administração do Sindicato dos Trabalhadores em Administração Escolar do Rio Grande do Sul (Sintae-RS) e João Batista Xavier da Silva, presidente da Federação Democrática dos Sapateiros do RS. O pedido foi feito nominalmente por eles enquanto "cidadãos e dirigentes sindicais". Todos integram entidades filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT). "

Advogado da coligação Gustavo Paim, disse que ainda não foi notificado sobre a denúncia. "Não consigo imaginar o que pretendem", questionou ele, acrescentando que aguardará a notificação para se pronunciar.

Após o protocolo, o pedido de investigação é encaminhado ao Procuradoria Regional Eleitoral (MPE), para análise, que pode resultar em representação ao TRE ou seu arquivamento.  


http://www.sul21.com.br/jornal/dirigentes-sindicais-pedem-investigacao-sobre-omissao-de-bens-na-declaracao-de-ana-amelia-pp/ 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz