Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.9.14

A importância do voto consciente

 29/set/2014, 9h17min

A importância do voto consciente

A realização das Eleições 2014 para os cargos de presidente da República, governadores de Estado, deputados estaduais e federais e senadores se aproxima, e, com ela, aumentam as tensões e as contradições nas campanhas políticas. Despontam, também, alguns sonhos individuais de um cenário mirabolante de vitórias. 

Nesta visão geralmente antipolítica da política a qual nos acostumamos (baseada na triste história brasileira, onde a política serviu muitas vezes para interesses mesquinhos de uma classe – aristocracia e oligarquia – que se achava melhor do que as demais), vivemos uma contradição. Assistimos a destruição da condição política como se não fossemos parte dela.

A cada campanha, o rosário de termos negativistas também se renova, embora certas palavras nunca percam sua importância (corrupção, fraudes, apadrinhamento político, aparelhamento do Estado, etc.) Por isso, muitos eleitores não acreditam ser possível mudar a história do País e insistem na ideia de que a corrupção é inerente à política brasileira.

Faço lembrar, entretanto, que, embora a proximidade com o pleito, cidadania é um exercício permanente e não basta cobrar os direitos de exercê-la, é preciso que seja construída a cada dia. Votar é ir além da opção por um nome, é a opção por um projeto, por um País que queremos cada vez mais democrático, mais justo e para todos

Neste dia 5 de outubro teremos a chance de mais uma vez avançar e não retroceder, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade. O Brasil é um País reconhecido pela sua ampla representatividade democrática. Mas nem sempre foi assim. Houve momentos de grandes restrições ao direito de participação popular no processo de escolha dos governantes: as mulheres não tinham direito de votar; o voto era definido pela renda (direito apenas dos ricos) e, ainda, controlado por coronéis (voto de cabresto). Hoje, todos têm direito ao voto.

Ou seja, utilizar esta ferramenta nos dias destinados à realização das eleições representa um dos raros momentos em que todos se igualam, pois não há diferença de raça, sexo, condição financeira, classe ou grupo social, já que existe igualdade de valor no voto dado por cada cidadão. Sempre acreditei no poder transformador das escolhas, da opção em buscar sempre dias melhores. O voto  está ligado diretamente a esta liberdade e pela busca da ética e da moral. Um ato contínuo de cidadania! Não votar, ou torná-lo nulo, transformaria em nulas minhas queixas futuras, ficando à margem das decisões que conduzem o meio que vivo e o crescimento de nosso País.

Portanto, procure conhecer os candidatos, debata com teus amigos e reflita. Neste dia 5, não te submetas ao desencanto, à inércia, participe ativamente. O exercício de cidadania não se resume apenas em ir às urnas e votar. Ele prolonga-se de forma indeterminada, alcançando a cobrança e o acompanhamento diários do trabalho do mandatário que assumiu o encargo de representação do interesse da sociedade.

Adeli Sell é Subsecretário do Parque Assis Brasil.


http://www.sul21.com.br/jornal/a-importancia-do-voto-consciente/


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz