Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

19.2.14

▶ Taratarugas podem voar - completo e legendado

Tartarugas podem voar


https://www.youtube.com/watch?v=00ZclxyVkJo


Obra digna da sétima arte. Dir. Bahman Ghobadi, Irã / França / Iraque, 2004, 98 min. O filme é um soco no estômago que te faz ter vergonha, se encantar e te ajuda, caso queira, a ter uma verdadeira noção do mundo em que vive. A tartaruga aparece em uma única cena, no canto da tela, nadando suavemente em um lago, como se pudesse mesmo voar, sem nem se dar conta da filmagem que estava acontecendo naquele momento. Sua aparição foi realmente espontânea, mas o diretor, Bahman Ghobadi, enxergou em sua aparição uma representação do seu povo, que seria apresentado neste filme. Assim como os curdos carregam até hoje o peso do seu passado e seus reflexos ainda no presente, a tartaruga tinha em suas costas um grande casco, principalmente quando comparado ao resto do corpo visível: algo significativo em sua vida e que requer um enorme esforço para ser carregado, mas mesmo assim ela tenta usá-lo para ajudar a se equilibrar.

Apesar da imagem que dá nome ao filme, a história relatada não é leve -- ao contrário, é capaz de transmitir ao público uma realidade duríssima, em que a possibilidade de qualquer esperança na bondade humana parece remota. É num acampamento de refugiados, situado no Curdistão, próximo à fronteira do Iraque com a Turquia, que a história se passa. Começo de 2003, alguns dias antes da invasão americana, a população do acampamento, em sua maioria crianças, anseia por notícias da possível guerra que ronda sobre o Iraque. Eles todos vivem em tendas precariamente organizadas, cercados por todos os lados e vigiados diariamente o que pode ser chamada de uma vida de privações. Só assistindo para ver. A única coisa que pode impedir de gostar e/ou assistir a esse filme é o apego à vida fútil.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz