Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

19.2.14

Mészáros: Os 30 anos do MST | Blog da Boitempo

Mészáros: Os 30 anos do MST

[Mészáros recebendo a homenagem do MST a sua esposa, Donatella Mészáros, na ENFF (Escola Nacional Florestan Fernandes) em 2009, durante sua visita ao Brasil para o II Seminário Margem Esquerda da Boitempo]

Por István Mészáros.

Esta é a mensagem de István Mészáros ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra por ocasião de seus 30 anos de luta. Leia aqui a versão em inglês da carta do filósofo húngaro.

Caríssimos amigos e camaradas,

vocês celebram o trigésimo aniversário da fundação de seu movimento. É uma grande conquista, não apenas para os trabalhadores rurais de seu próprio país, mas para todos em nosso mundo conturbado.

Da lembrança de minha primeira experiência no Brasil, no nordeste em 1983, recordo algumas amargas revoltas por comida travadas lá logo cedo na manhã de minha chegada. As dolorosas condições de exploração na raiz de tais revoltas foram causa de enorme sofrimento para incontáveis pessoas. Algo tinha de ser feito para combater a intolerável miséria. Seu movimento, o MST,  foi fundado em 1984 e se consolidou com grande dedicação e sacrifício contra as forças da exploração e da injustiça. Nesses trinta anos, continuaram a se fortalecer, demonstrando ao mundo que podiam sustentar suas condições de trabalho e vida com desempenho e autonomia exemplares, a serem seguidos em outro lugar.

Sabem melhor do que eu quanto mais ainda está para ser feito pra realizar suas grandes aspirações. Uma reforma agrária radical há muito tempo urge, não apenas em seu país mas também em muitas outras partes do mundo em que a população rural pode e deve assumir controle de seu destino. Desejo-lhes grande sucesso também a esse respeito para o futuro próximo.

Minha esposa, Donatella, e eu sempre apoiamos vocês de toda forma que pudemos. Tivemos o privilégio de celebrar junto com vocês o vigésimo aniversário de seu movimento vitalmente importante. Tragicamente, ela não está mais conosco. Mas enquanto eu viver, podem estar certos de meu apoio, também em nome dela.

Meus caríssimos amigos e camaradas,

Que este trigésimo aniversário de seu movimento sirva de marco para um grande avanço em nossa plenamente compartilhada causa por uma mudança fundamental na sociedade em todo lugar!

Sinceramente, sempre,
István Mészáros

Rochester, 23 de janeiro de 2014

[Manifestação do MST  nesta quinta-feira, dia 12.02.2014, em Brasília]

***

István Mészáros é autor de extensa obra, ganhador de prêmios como o Attila József, em 1951, o Deutscher Memorial Prize, em 1970, e o Premio Libertador al Pensamiento Crítico, em 2008, István Mészáros se afirma como um dos mais importantes pensadores da atualidade. Nasceu no ano de 1930, em Budapeste, Hungria, onde se graduou em filosofia e tornou-se discípulo de György Lukács no Instituto de Estética. Deixou o Leste Europeu após o levante de outubro de 1956 e exilou-se na Itália. Ministrou aulas em diversas universidades, na Europa e na América Latina e recebeu o título de Professor Emérito de Filosofia pela Universidade de Sussex em 1991. Entre seus livros, destacam-se Para além do capital rumo a uma teoria da transição (2002), O desafio e o fardo do tempo histórico (2007) e A crise estrutural do capital (2009), A obra de Sartre, e O conceito de dialética em Lukács todos publicados pela Boitempo.




http://blogdaboitempo.com.br/2014/02/19/meszaros-os-30-anos-do-mst/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz