Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

18.2.14

AMÉRICA LATINA


Mujica e Lula partilham 'preocupação' por problemas no Mercosul e na Unasul

Após encontro em Montevidéu, presidente uruguaio afirma que brasileiro cobrou vontade política para aproximação de líderes regionais e enfrentamento comum de desafios
por EFE publicado 18/02/2014 12:25
Comments
RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA
lulaemujica.jpg

Lula propôs a Mujica que lidere a Unasul

Montevidéu – O presidente do Uruguai, José Mujica, recebeu ontem (17), o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, quem lhe expressou seu "preocupação" pelas dificuldades de funcionamento que enfrentam o Mercosul e a Unasul, um aspecto que o líder uruguaio já ressaltou várias vezes.

"Lula é um amigo de nosso país e é um amigo da América, que sofre os problemas da América do Sul e dos latino-americanos em geral", comentou Mujica após a reunião particular de ontem à noite na residência presidencial de Suárez, informou hoje a presidência em seu site.

Segundo Mujica, o brasileiro "tem uma profunda preocupação com as dificuldades no funcionamento do Mercado Comum do Sul (Mercosul), na  União de Nações Sul-Americanas (Unasul)", assim como com o "pouco" que falam entre si os presidentes das nações que integram esses blocos.

"(Lula) está pedindo vontade política para nos aproximarmos, para superar as dificuldades e ver que temos uma agenda comum determinante", acrescentou.

Mujica revelou que o ex-presidente, que segundo a presidência uruguaia terá um encontro hoje com empresários como parte da visita ao Uruguai, "briga" para construir uma economia complementar entre os países e lembrou que "essa luta está acontecendo antes de a campanha eleitoral começar no Brasil".

Além disso, o presidente ressaltou a transcendência do Brasil como potência, mas também a necessidade de que no contexto internacional se movimente junto com o restante da região. "O mundo, com muitos tropeços, se reúne em torno de gigantescas unidades. O Brasil é um país continental, mas só é muito pouco para o que está se insinuando nesse mundo", argumentou.

Segundo publicou hoje o jornal governista uruguaio La República, Lula propôs a Mujica que lidere a Unasul.

O diário relata que o uruguaio de 78 anos ainda não respondeu se vai poder ou se lhe interessa fazer isso. "Tenho que lhe responder como aquele inglês a quem avisaram numa sexta-feira à tarde que havia a fábrica dele havia pegado fogo e disse: 'Que pena, vou ter folga na segunda-feira'. O que está adiante depende de muitas coisas", disse Mujica ao La República.


http://www.redebrasilatual.com.br/mundo/2014/02/mujica-e-lula-partilham-preocupacao-por-problemas-no-mercosul-e-na-unasul-7822.html

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz