Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.2.14

INSS será ressarcido por benefício pago a acidentado em obra no Mineirão — Portal Brasil

Cidadania e Justiça

INSS será ressarcido por benefício pago a acidentado em obra no Mineirão

Indevido

Consórcio e empresa de engenharia das obras do estádio terão que ressarcir o Instituto Nacional do Seguro Social


por Portal Brasil publicado: 19/02/2014 18:04 última modificação: 19/02/2014 18:04

A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou, na Justiça, que o Consórcio Construtor Nova Arena BH e a empresa de engenharia terão que ressarcir o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por benefício pago a trabalhador que fraturou coluna em acidente de trabalho durante as obras do Mineirão em Belo Horizonte (MG). Até agora a autarquia já concedeu R$ 25.287,55 a título de auxílio-doença.

Em maio de 2012, o segurado, contratado como bombeiro hidráulico, sofreu acidente ao cair de uma altura de 2 metros enquanto realizava a medição de uma parede em construção. Ao se apoiar em um bloco de concreto para complementar a medição, o bloco cedeu e o profissional caiu, fraturando a coluna cervical, o que resultou em sua invalidez temporária. Em função do acidente, a Previdência Social passou a pagar auxílio-doença acidentário.

Em virtude disso, os procuradores ajuizaram ação contra o consórcio responsável pelas obras no estádio e a Tecno Engenharia e Empreendimentos Ltda. que contratou o segurado, visando obter indenização pelas despesas, vencidas e vincendas, causadas à Previdência Social com o pagamento de auxílio-doença ao segurado lesionado.

De acordo com a AGU, o laudo técnico da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG) concluiu que o acidente ocorreu por negligência das empresas, que não observaram ou previram as ações necessárias para garantir a estabilidade das paredes. O documento identifica que não foi instalada proteção coletiva contra quedas no local e sequer implementado o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, o que impediu a adoção de medidas preventivas para execução dos serviços com segurança.

Segundo as procuradorias, o objetivo da ação regressiva é garantir não apenas o ressarcimento ao INSS, mas também chamar atenção das empresas para as normas de segurança do trabalho, compatibilizando os princípios da livre iniciativa com a valorização do trabalho e a dignidade da pessoa humana.

A 16ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais condenou as duas empresas a ressarcir os mais de R$ 25 mil já pagos pelo INSS, corrigidos monetariamente, bem como a restituir, o que ainda será pago ao segurado, até a extinção do benefício acidentário, sob pena de multa de 1% por dia de atraso. O Núcleo de Cálculos e Perícias da AGU em Minas Gerais, responsável pela apuração dos valores devidos, destacou que considerando que o benefício em questão se trata de auxílio-doença ativo, ainda não é possível fazer previsão da expectativa de ressarcimento do que ainda será pago ao segurado e devolvido ao INSS pelas empresas.

Fonte:
Advocacia-Geral da União


http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2014/02/inss-sera-ressarcido-por-beneficio-pago-a-acidentado-em-obra-no-mineirao

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz