Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.3.10

IHU - Instituto Humanitas Unisinos | Glifosato: uma sentença inovadora

16/3/2010
 
Glifosato: uma sentença inovadora
 
Alexis Cabral, de 8 anos, padecia de alergias constantes e era dependente de um inalador para poder se recompor da falta de ar. Vivia na frente do campo de soja denunciado. Há um ano, coincidentemente com o fim das fumigações, Alexis não padece de nenhum sintoma e deixou o inalador.

Não existem estudos científicos que demonstrem a relação direta, mas os vizinhos do bairro Urquiza, de San Jorge, não acreditam que seja uma casualidade. A recente sentença da Justiça de Santa Fe, na Argentina, também é inovadora nesse sentido: revaloriza os testemunhos dos afetados – muitas vezes minimizados pelos juízes –, ressalta a importância dos médicos dos municípios (testemunhas cotidianas na atenção a intoxicados) e cita trabalhos científicos que alertam sobre os efeitos do
glifosato.

A reportagem é de Darío Aranda, publicada no jornal Página/12, 15-03-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"Em casos controversos cientificamente, torna-se muito relevante considerar as 'histórias de vida', as 'experiências', os 'saberes e conhecimentos' daqueles que vivem cotidianamente expostos ao risco que se trate, neste caso os agroquímicos. É necessário revalorizar o 'sentido comum', já que a ciência não pode responder a todos os interrogantes", exige a Câmara de Apelações Civil e Comercial (Sala II).

A sentença ressalta também a importância dos médicos rurais: "(São) um grupo de pessoas que não integram o chamado 'sistema científico oficial' e têm efetuado estudos relevantes há muitos anos".

Quanto aos membros da comunidade científica que estudaram os efeitos dos agroquímicos e alertaram sobre o seu uso, a sentença assinala as pesquisas de Argelia Lenardón (UNL-Conicet), que estudou a existência de agroquímicos organoclorados no leite materno; de Amalia Dellamea (UBA), que confirmou a presença de herbicidas nos produtos lácteos; de Alejandro Oliva (Hospital Italiano de Rosario), que estudou os impactos nas funções reprodutivas; de Jorge Kaczewer (UBA), que recompilou trabalhos sobre o tema; e de
Andrés Carrasco (UBA-Conicet), que detectou no ano passado deformações em embriões anfíbios, alertou a opinião pública e foi duramente atacado pelas câmaras empresariais do setor.

Os juízes santafesinos recordam como antecedente o decreto presidencial que criou a Comissão Nacional de Investigações sobre Agroquímicos, na qual intervieram os ministérios de Ciência, Saúde, Agricultura, o INTA e o Conicet.

"O relatório recebeu múltiplas críticas por parte de especialistas (...). As críticas ao informe indicam que ele utiliza bibliografia distorcida, recorta a problemática e equipara estudos da Monsanto com trabalhos de cientistas independentes", afirmou a sentença recente.

A Justiça indicou que os principais defensores da inocuidade dos agroquímicos são as câmaras empresariais e a Associação Produtora de Semeadura Direta. Reconhece que a OMS e a FAO classificam o glifosato dentro de uma categoria de baixo risco, mas cita a bióloga da UBA Lilian Joensen: "As classificações da OMS e da FAO não estão baseadas em estudos próprios ou de grupos independentes, mas tratam-se de revisões de estudos feitos pelas próprias empresas".
 
 
 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz