Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.3.10

Greve na John Deere paralisa produção

16/3/2010
 
 

Os funcionários da John Deere em Horizontina (RS) farão uma assembleia às 6 horas de hoje em frente aos portões da fabricante de colheitadeiras e plantadeiras para decidir se mantêm a greve iniciada ontem e que paralisou a produção da empresa. Os trabalhadores têm data-base em 1º de maio, mas exigem um aumento salarial imediato de 10% para compensar perdas acumuladas nos últimos anos, disse o presidente do sindicato dos metalúrgicos, Irineu Schöninger.

A notícia é de Sérgio Bueno e publicada pelo jornal Valor, 16-03-2010.

Conforme o sindicalista, os empregados também querem a remoção das câmeras de vigilância instaladas nas linhas de produção, o pagamento de adicional por insalubridade para todo o pessoal do "chão de fábrica" e férias coletivas no fim do ano e não em abril, como propõe a empresa. Representantes do sindicato e da John Deere haviam se reunido para discutir as reivindicações na sexta-feira, mas não houve acordo.

Segundo Schöninger, os 1,2 mil empregados das linhas de montagem aderiram à greve, assim como parte da área administrativa. Pelos cálculos do gerente de recursos humanos da empresa, Edinei Schemes, os 600 funcionários administrativos trabalharam normalmente e cem pessoas da linha de produção também compareceram a seus postos. Com a paralisação, 14 colheitadeiras deixaram de ser produzidas ontem, de acordo com o sindicato.

Schemes explicou que a John Deere está estudando a reprogramação da produção e vai descontar o dia não trabalhado dos salários dos grevistas. Segundo ele, o índice de 10% reivindicado pelo sindicato está "fora do contexto" das negociações salariais no país, mas a empresa está disposta a discutir os outros pontos da pauta apresentada pelos trabalhadores.

 
http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=30717

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz