Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

24.3.10

Caxias do Sul | transporte coletivo

Passe livre em coletivos urbanos aos domingos em Caxias do Sul está ameaçado de extinção

Proposta de retirada das gratuidades atinge também passagem estudantil e concessões a PPDs

Roberto Carlos Dias | roberto.dias@pioneiro.com

A Secretaria do Trânsito, Transportes e Mobilidade (STTM) e a Viação Santa Tereza (Visate) tornaram público um pacote de medidas para fazer a revisão das gratuidades da tarifa no transporte coletivo de Caxias do Sul. As propostas indicam até a possibilidade de extinção do passe livre no último domingo de cada mês.

Na conta para reduzir gratuidades entram as isenções para Pessoas Portadoras de  Deficiência (PPDs), que passariam a ter direito a 40 passagens por mês em vez de livre utilização como ocorre hoje.

A tarifa estudantil também consta nos estudos. Para obter o desconto de 50%, como ocorre hoje, o estudante terá de ganhar até dois salários mínimos. Quem tem rendimentos até cinco salários mínimos, teria direito a 25% de desconto sobre o valor da passagem, de R$ 2,20. O critério renda per capita também seria utilizado para conceder o benefício a pessoas entre 60 anos e 65 anos.

Segundo o titular da STTM, Vinicius Ribeiro, a ideia não é retirar direitos e benefícios, mas encontrar saídas para fazer valer inclusive o que estabelece a legislação. Pela lei, para serem implementadas novas gratuidades é preciso indicar as fontes de receitas para custear a instituições de novas isenções.

Leia matéria completa na edição do Pioneiro desta quarta-feira.
 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz