Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

4.3.10

Filme sobre Cooperativismo Social - Si Puo Fare (Dá para Fazer)

Filme sobre Cooperativismo Social - Si Può Fare (Dá para Fazer)


Comentário: Em nosso país existe diversos empreendimentos coletivos desenvolvidos por:

a) deficientes físicos e sensoriais;
b) deficientes psíquicos e mentais, as pessoas dependentes de acompanhamento psiquiátrico permanente, e os egressos de hospitais psiquiátricos;
c) dependentes químicos;
d) egressos de prisões;
e) condenados a penas alternativas à detenção;
f) adolescentes em idade adequada ao trabalho e situação familiar difícil do ponto de vista econômico, social ou afetivo.

No entanto a não regulamentação da LEI No 9.867, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999 e o conjunto de vetos recebidos, faz da mesma inócua para o fortalecimento e o desenvolvimento das cooperativas sociais. Nesse sentido o filme Si Puo Fare (Dá para Fazer), sobre a experiência das cooperativas sociais italianas, se torna um importante instrumento de reflexão para o desenvolvimento de uma mobilização e discussão em nosso país sobre uma legislação eficaz para a inserção no trabalho dessas populações. Como o filme afirma: Dá para Fazer!

Assista conosco o Filme Dá para Fazer no VideoClube do Conselho Regional de Psicologia - SP, dia 12 de março (sexta-feira) as 19hs (legendas em Português). Rua Arruda Alvim, 89 - Jd. América -SP (próximo ao Metrô Clínicas).

Sinopse: Nello, um sindicalista afastado do sindicato por suas ideias avançadas, se vê dirigindo uma cooperativa de doentes mentais, ex-pacientes dos manicômios fechados pela Lei Basaglia. Acreditando firmemente na dignidade do trabalho, ele convence os sócios a substituir as esmolas assistencialistas por um trabalho de verdade, inventando para cada um, uma atividade incrivelmente adaptada às respectivas capacidades, mas indo também de encontro às inevitáveis e humanas contradições.Um tema importante, tratado com humor e delicadeza, divertido e comovente, que pode parecer uma bonita fábula, mas que na verdade retrata uma realidade atual. Mais uma pérola do cinema italiano!

Ficha Técnica:
Título Original: Si può fare
País de Origem: Itália
Gênero: Drama/ Comédia
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Direção: Giulio Manfredonia

Elenco:
Claudio Bisio...Nello
Anita Caprioli...Sara
Giuseppe Battiston...Dottor Federico Furlan
Giorgio Colangeli...Dottor Del Vecchio
Andrea Bosca...Gigio
Giovanni Calcagno...Luca
Michele De Virgilio...Niki
Carlo Giuseppe Gabardini...Goffredo
Andrea Gattinoni...Roby
Natascia Macchniz...Luisa
Rosa Pianeta...Enrica
Daniela Piperno...Miriam
Franco Pistoni...Ossi
 

Um comentário:

Anônimo disse...

As Estatais nas mão do PT estão dando um show de bola. Veja o caso da Petrbrás (quem não gostaria de investir o FGTS novamente?) e o BB (lucro maior que os bancos privados). Será que as Estatais não quebraram na mão do PSDB por incompetência. Lembra da Vale e da Telebrás? Antes de serem vendidas a preço de banana, o governo do Fernando Henrique Cardoso dizia que não tinha mais jeito, estavam deficitárias. Olha a Vale do Rio Doce hoje, Sr. FHC! O problemas não era a Vale, mas a incapacidade do FHC. Vale a pena o governo apostar na Telebrás, tudo que o Lula bota a mão vira ouro.


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz