Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

17.3.10

Governo do RS | especulação imobiliária

Moradores protestam contra venda de terreno da Fase em Porto Alegre

por Admin última modificação 15/03/2010 12:03

Sete comunidades ocupam parte dos 74 hectares da área da Fase e temem ser desalojadas, caso o terreno seja vendido

15/03/2010

Raquel Casiraghi,

de Porto Alegre, da Radioagência NP

Moradores que vivem próximo à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), ex-Febem, em Porto Alegre, protestaram nesta quinta-feira (11) contra a venda do terreno pelo governo do Rio Grande do Sul. Sete comunidades ocupam parte dos 74 hectares da área da Fase e temem ser desalojadas, caso o terreno seja vendido.

Cerca de 500 pessoas caminharam, da frente do Mercado Público, no centro da Capital, até a Assembleia Legislativa, onde participaram de uma audiência pública. A secretária da Associação dos Moradores da Vila Padre Cacique, Nádia Maria Pacheco, reclama do Projeto de Lei 388, em que o governo estadual pede autorização à Assembleia para vender, permutar ou alienar a área em que estão os prédios da Fase. O Projeto não cita que há moradores no local.

"Tem famílias morando há 60 anos na área. Cerca de duas mil famílias vivem lá. Queremos, neste momento, a regularização já e que esse projeto [do governo] seja modificado para garantirmos a nossa moradia", diz.

A monitora da Fase e diretora do sindicato da categoria, o Semapi, Regina Abrahão, é a favor da descentralização da Fase a fim de melhorar o atendimento aos menores infratores. No entanto, suspeita que o projeto do governo tenha outros motivos além da reestruturação do órgão, já que o terreno fica numa área nobre, próxima ao Estádio Beira-Rio e que irá receber investimentos para a Copa do Mundo de 2014.

"No nosso entendimento isso não se trata de um programa de reformulação, mas sim relativo à especulação imobiliária, e tirar dos olhos do público uma população que é incômoda para a sociedade capitalista, que são os adolescentes fruto desta sociedade", afirma.

A audiência encaminhou a criação de um grupo de trabalho para debater. Participaram da reunião representantes dos governos estadual e municipal, da Defensoria Pública, associações de trabalhadores e moradores, entre outros. (com informações de Bianca Costa)

http://www.brasildefato.com.br:80/v01/agencia/nacional/moradores-protestam-contra-venda-de-terreno-da-fase-em-porto-alegre/view

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz