Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

5.9.16

MOÇÃO DE REPÚDIO À INTERVENÇÃO NA COMISSÃO DE ANISTIA

MOÇÃO DE REPÚDIO À INTERVENÇÃO NA COMISSÃO DE ANISTIA


O Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS) manifesta total repúdio à intervenção feita pelo governo Temer na Comissão de Anistia e a entende como mais um atentado contra a democracia.


Apenas dois dias depois do golpe confirmado pela votação do impeachment no Senado Federal que deu posse definitiva ao governo Temer, o Ministério da Justiça exonerou membros históricos da Comissão de Anistia e nomeou novos conselheiros, alguns com suspeita de ligação com a ditadura civil-militar brasileira. 


O CEDH-RS reconhece a importância do trabalho da Comissão de Anistia a qual, no último período, foi uma das responsáveis por implementar políticas de reparação e memória às vítimas da ditadura civil-militar dos anos 1964 a 1985.


O ato do atual governo causa descontinuidade nessa importante política que, desde o governo FHC, é composta por conselheiros e conselheiras com reconhecido histórico de pesquisa e militância na área de direitos humanos, sendo o desligamento destes sempre se deu por iniciativas pessoais, nunca havendo drástica intervenção e interrupção de seus mandatos.


Mais do que isso, a nomeação dos novos conselheiros foi feita de forma unilateral, sem prévia comunicação aos integrantes, tampouco com diálogo com a sociedade civil, especialmente com as entidades de luta por verdade, justiça, memória e reparação. Reforçando mais ainda a ilegitimidade deste ato.


Uma sociedade que respeita os direitos humanos é democrática. Não há democracia sem memória, verdade e justiça. Não há democracia sem respeito às instituições democráticas. Nenhum direito a menos!


Porto Alegre, 05 de setembro de 2016.


Pleno do CEDH-RS

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz