Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

5.9.16

"A farsa foi tão grande que não tiveram coragem de lhe tirar os direitos políticos"

"A farsa foi tão grande que não tiveram coragem de lhe tirar os direitos políticos."

Em artigo, João Pedro Stédile afirma que a burguesia brasileira precisava apenas de um governo totalmente seu para poder implementar seu plano neoliberal


Por João Pedro Stedile
Da Caros Amigos


O golpe parlamentar/judicial/midiático está consumado depois de longos capítulos de uma novela que já se sabia o final, pois a maioria dos atores, já tinham recebido para exercer apenas aquele script.

O problema não era da DILMA, que até se esforçou para adotar o ajuste fiscal exigido pela Burguesia e entregou a política econômica para o Bradesco, em 2015. Não houve crime, afinal o Sr. Temer também assinou decretos de pedaladas fiscais e mais 17 governadores, entre eles o relator sr. Anastasia. Nenhum deles foi punido.

A farsa foi tão grande que não tiveram coragem de lhe tirar os direitos políticos. Apenas lhe roubaram o mandato.

A burguesia precisava apenas um governo totalmente seu, para poder implementar seu plano neoliberal e assim recuperar seus lucros e sua acumulação de capital frente a grave crise econômica que vivemos, aqui no Brasil, na América latina e em todo mundo. Ou seja, precisam jogar nas costas do povo, o ônus da crise. E para isso é necessário ter controle absoluto de todos os poderes da Republica: executivo, legislativo, judiciário e a mídia.

Agora, caberá às forças populares, nas suas mais diferentes expressões, nos partidos, movimentos populares, igrejas, intelectualidade, artistas e meios de comunicação, analisarmos nossos erros, corrigi-los e seguimos firmes, unidos para enfrentar as próximas batalhas que serão tão importantes quanto a a batalha contra o golpe.

A batalha a seguir será defender os direitos sociais e trabalhistas, frente avalanche neoliberal que virá pelo congresso, de desmonte de todos os direitos conquistados no ultimo século!

Depois. Sem seguir ordem cronológica. Está a batalha da defesa dos recursos naturais que a burguesia quer privatizar para recuperar seu padrão de acumulação, como o petróleo do pré-sal, as terras, a biodiversidade, os minérios,a agua, etc.

Temos a batalha por garantir os recursos públicos, nossos impostos, para que se destinem ás necessidades da população, na saúde (se avizinha desmonte do SUS) na educação, na moradia popular e na reforma agrária.

Não podemos nos calar diante das denuncias da operação lava jato, que incriminam o vice-presidente impostor e vários ministros. Devemos exigir a punição justa a esses dirigentes do PSDB,DEM, PP, e PMDB, que agora pousam como se nada devessem...e se escondem atrás da clara perseguição a apenas dirigentes do PT.

Precisamos derrotar esse governo golpista. Ele não tem nenhuma legitimidade. Não foi eleito pelo povo. Muitos senadores que o escolheram, respondem processos de corrupção e de toda ordem. O programa que está adotando, de ataque aos direitos do povo, não foi escolhido pelas urnas. Por isso FORA TEMER, é uma necessidade para recompor o processo democrático brasileiro.

E a maior de todas as batalhas: lutarmos por mudanças no sistema político do pais, com uma reforma política e dos meios de comunicação, que somente através de uma assembleia nacional constituinte, exclusiva.

Todas essas batalhas exigem lutas de massas e grande s mobilizações populares. A saída mais rápida que as ruas podem conquistar é exigir a realização de um plebiscito popular, que devolva ao povo o direito de decidir, sobre o pré-sal; sobre a antecipação das eleições, sobre a convocação de uma assembleia constituinte.

Muitas lutas nos esperam pela frente.

Aos golpistas, só nos resta o escárnio que a lata do lixo da historia lhes reservou.



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz