Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.9.16

GOLPE - Lewandowski, agora: "Nesse impeachment que todos assistiram (...) a cada 25, 30 anos no Brasil, nós temos um tropeço na nossa democracia."

Lewandowski, agora: impeachment "foi um tropeço na nossa democracia. Lamentável"

Postado em 28 de setembro de 2016 às 5:43 pm

Da Caros Amigos:

POR LILIAN PRIMI

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, terminou sua aula de segunda-feira (26), na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, lamentando o processo de impeachment, que definiu como "um tropeço na democracia" brasileira (ouça ao fim do texto). E emendou lembrando que no Brasil isso ocorre em ciclos de 25, 30 anos, deixando uma esperança: "Quem sabe vocês jovens consigam mudar o rumo da história". 

Nos trinta minutos finais da aula, o ministro falava sobre a democracia representativa desde a sua origem, usando fatos e características da política brasileira para ilustrar os conceitos que procurava ensinar. Explicou que em uma democracia, o cidadão elege um político baseado na proposta do partido, que pode expulsá-lo caso abandone essa proposta depois de eleito. E ressalvou, em seguida, que no caso brasileiro, onde os partidos não têm propostas, as negociações "são feitas add doc", a cada projeto e por meio de trocas das mais variadas espécies e alianças. A reportagem da Caros Amigos acompanhava a aula para tentar, no final, marcar uma entrevista com o ministro. Ele declinou da entrevista, argumentando que não seria conveniente no momento.

Leia abaixo trechos da aula e ouça o áudio.

"Reforma do ensino médio por medida provisória? Alguns iluminados se fecharam num gabinete e decidiram 'Vamos tirar educação física, artes'… Nem projeto de lei foi. Não se consultou a população."

"O Estado democrático de direitos é aquele que amplia direitos, aquele que complementa a democracia representativa mediante a participação popular. Ocorre que entre nós a participação popular é muito limitada. Raramente houve um plebiscito, um referendo"

"A iniciativa legislativa tinha que ser facilitada, o número de assinaturas é praticamente impossível."

"Esse projeto generoso da constituição de 1989 também não resolveu, não se operacionalizou. O presidencialismo de coalizão que saiu disso, com aumento de partidos políticos, até um erro do Supremo, que acabou com a cláusula de barreira, deu no que deu. Nesse impeachment que todos assistiram e devem ter a sua opinião sobre ele. Mas encerra exatamente um ciclo, daqueles aos quais eu me referia, a cada 25, 30 anos no Brasil, nós temos um tropeço na nossa democracia. Lamentável. Quem sabe vocês, jovens, conseguem mudar o rumo da história".


Lewandowski: Tropeço na Democracia": https://www.youtube.com/watch?v=L111grnHDlQPublicado em 28 de set de 2016. Em aula na Faculdade São Francisco, em São Paulo, ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, classifica impeachment de "tropeço na democracia". O ministro foi o juiz da sessão que tirou Dilma Rousseff do governo.




Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz