Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

6.9.16

"Este processo de impeachment é uma fraude."

247 – Em entrevista à jornalista Claire Gatineau, enviada especial do jornal francês Le Monde ao Palácio da Alvorada, em Brasília, após o processo de impeachment, a presidente eleita e afastada Dilma Rousseff denuncia o que chama de "uma guerra política, suja e hipócrita" o que acontece no Brasil.

O jornal francês refere-se a Dilma como "ex-guerrilheira" e às acusações contra ela de "manipulações contábeis usadas oficialmente para causar a sua queda". "Este processo de impeachment é uma fraude. Uma ruptura democrática, que cria um clima de insegurança nas instituições políticas que afetam toda a América Latina", denuncia.

Para Dilma, "não há outra motivação" por trás de seu afastamento: "Interromper a Operação Lava Jato para parar todas as investigações relacionadas com a corrupção, a lavagem de dinheiro, a existência de caixa dois [para o financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais]".

"Eu entendo que os eleitores estavam desapontados com todos os partidos políticos", disse a presidente afastada. Para ela, sem leis adotadas desde a ascensão do PT ao poder, em 2003, que permitiu a independência dos órgãos de investigação, "a polícia nunca conseguiu passar por cima do sistema [de corrupção] na Petrobras".

"Nada disso justifica que os golpistas destituam um governo para impedir a hemorragia política ligada às investigações", afirma Dilma. "O outro interesse é de implantar uma agenda neoliberal, que não fazia parte do nosso programa. Esse processo de impeachment é uma fraude, uma ruptura democrática que cria um clima de insegurança no seio das instituições políticas e afeta toda a América Latina", acrescenta.

"Os protagonistas do impeachment são a oligarquia brasileira", ressalta. "O grupo dos mais ricos, os meios de comunicação, propriedade de 100 famílias, e dois partidos, o PSDB e o PMDB e, em particular, Eduardo Cunha", cita. Na entrevista, a presidente afastada, que manteve os direitos políticos com o fatiamento da votação do impeachment no Senado, não descarta candidatura nas eleições de 2018. "Estou pensando".

http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/253622/Dilma-denuncia-%E2%80%98guerra-suja-e-hip%C3%B3crita%E2%80%99-e-n%C3%A3o-descarta-candidatura.htm



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz